Compartilhe esse conteúdo:

Você Precisa Fazer análises Microbiologicas em Alimentos?

Devido a indústria alimentícia colocar todos os anos inúmeros produtos no mercado e o consumidor estar cada vez mais atento,  a qualificação dos mesmos é cada vez mais exigente.

Nesse sentido o controle de qualidade de alimentos busca cada vez mais estar próximo das exigências do consumidor.
A análise de alimentos tem como objetivo conhecer a composição química dos alimentos, seu valor calórico, propriedades físicas, químicas e microbiológicas.

Embora a incidência real de doenças transmitidas por alimentos seja desconhecida, a maioria dos especialistas concorda que os níveis atuais são inaceitavelmente altos. Usando dados de estudos populacionais e vigilância nacional coletados entre 1996 e 2020.

 Quais são os testes microbiológicos na Indústria de Alimentos?

Realizamos todos os principais testes de microrganismos e patógenos bacterianos que podem ameaçar sua instalação de produção de alimentos. Nossos extensos métodos de pesquisa nos permitem identificar e isolar organismos indicadores como:

  • Contagem de placa aeróbia
  • Contagem de placas anaeróbicas
  • Coliformes
  • Bactérias de ácido lático
  • E. coli
  • Enterobacteriacea
  • Lactobacilos
  • Fermento
  • Bolor

Como montar um laboratório de microbiologia? Dicas Importantes.

Algumas análises de controle de qualidade de alimentos realizadas:

As análise físico-química em alimentos tem como objetivo determinar quais nutrientes estão presentes nos alimentos.

As análises microscópicas realizadas pelo microscópio ótico  devem ser usadas para detectar a presença de objetos estranhos, sujidades e materiais não pertinentes são realizadas. Detectar a presença de sedimentos, pelo de roedores, madeira, folhas, pedras…

A análise microbiológica realiza testes em alimentos e monitora o controle de micro organismos patogênicos e deteriorantes.

Os alimentos podem ser contaminados a partir do ambiente de processamento, e testes nesse nível podem atuar como um sistema de alerta precoce, com os riscos sendo identificados e controlados antes que os patógenos entrem no próprio alimento

A montagem de um laboratório de microbiologia contempla as determinações internacionais e podem ser atualizadas constantemente. Porém quisemos aqui dar uma sugestão de materiais para laboratório presentes em um laboratório de microbiologia.

Como montar um laboratório de microbiologia? Dicas Importantes.

Alguns itens indispensáveis em um laboratório de microbiologia:

Placa de petri descartável
Tubo de ensaio
Destilador de água
Banho maria laboratório
Deionizador de água
Estufa de esterilização
Estufa bacteriológica
Ponteira descartável
Micropipeta

Como montar um laboratório de microbiologia? Dicas Importantes.
Stomacher
Autoclave
Agitador vortex
Contador de colônias
Esterilizador de agulhas
Balança de precisão
Meio de cultura
Bico de bunsen
Capela de fluxo laminar
Macropipetador
proveta graduada

Como montar um laboratório de microbiologia? Dicas Importantes.
Pera laboratório
Papel filtro laboratório
Estante para tubo de ensaio
Tripé de ferro laboratório
Pipetador tipo pera
Reagentes químicos
Vidraria para laboratório
Pisseta
swab

Meios de Cultura método mais tradicional

O meio de cultura ´é  um dos métodos de teste mais tradicionais.  O meio líquido ou sólido aplicado à amostra para apoiar o crescimento de quaisquer micróbios que possam estar presentes.

Ao aumentar o crescimento microbiano e cultivar vários microrganismos, os técnicos obtêm uma melhor compreensão de quais tipos de organismos nocivos e patógenos estão presentes. Eles podem usar um microscópio e diferentes técnicas bioquímicas para ver e diferenciar os microrganismos.

Este método determina que tipo de contaminantes podem estar presentes e quantos podem estar na amostra. Os meios de cultura podem ser usados ​​em muitos tipos de alimentos frescos e prontos. No entanto, eles nem sempre são eficazes em tantos tipos de produtos alimentícios como imunoensaios e testes de PCR, então o método não é usado com tanta frequência quanto costumava ser.

Conclusão

A verdade é que a maioria dos alimentos e produtos alimentícios fornecem um ambiente excelente para o crescimento microbiano que leva à deterioração e deterioração.

Há uma variedade de fatores, tanto intrínsecos quanto extrínsecos, que são responsáveis ​​pelo crescimento de microrganismos em produtos alimentícios.

Esses fatores incluem pH, temperatura, teor de sal e/ou açúcar nos alimentos, teor de umidade, etc.
O teste microbiano de alimentos envolve a análise de qualidade e segurança das amostras de alimentos.

A contaminação microbiana dos alimentos pode ser evitada por vários métodos, como remoção física de microrganismos, tratamento térmico, liofilização, adição de produtos químicos, radiação etc.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão. Consulte nossa equipe para montar seu laboratório.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])