Compartilhe esse conteúdo:

Você sabe o que é  um papel mata borrão?

Você já ouviu falar em papel mata borrão? Se você trabalha em laboratório, provavelmente sim. O papel mata borrão é um material essencial para garantir a precisão dos resultados de testes e experimentos. Mas o que exatamente é esse tipo de papel e como ele funciona? Neste post, vamos explorar tudo sobre o papel mata borrão e sua importância no uso em laboratórios. Fique ligado!

Um papel mata borrão é um papel absorvente apropriado para laboratório. O papel mata-borrão é uma forma de papel altamente absorvente que é usado para tapar várias substâncias para remover o excesso de líquidos. Mais comumente, este papel é usado para remover tinta ou óleo, mas também pode ser utilizado para levantar outros líquidos.

História do Papel Mata Borrão

O papel mata borrão é um produto relativamente novo no mercado. A história do papel mata borrão começou na década de 1990, quando um engenheiro japonês chamado Akira Yoshino desenvolveu a primeira formulação do produto.

O papel mata borrão é uma mistura de polímeros e outras substâncias que são aplicadas em uma folha de papel. Quando o papel é pressionado contra uma superfície, as partículas se expandem e cobrem a superfície com uma película fina e invisível. Essa película evita que a tinta seja absorvida pelo papel, permitindo que ela seja facilmente limpa da superfície.

O uso de papel mata borrão parece datar de cerca de 1400, embora provavelmente não tenha sido usado em todos os níveis da sociedade, porque o papel ainda era relativamente caro nesse período da história. As pessoas que não tinham acesso ao papel espalhavam areia em documentos escritos para absorver o excesso de tinta e depois sacudiam suavemente a areia, um esforço confuso e às vezes manchado.

À medida que a produção de papel se tornou mais eficiente e menos dispendiosa, o papel mata-borrão rapidamente se espalhou entre escritores de todas as classes, pois era ideal para absorver tinta extra.

Como é feito o papel Mata Borrão?

 O papel mata borrão é um componente importante do sistema de transferência porque ajuda o movimento do tampão de transferência através dos géis, para facilitar o movimento das proteínas para fora do gel e para a membrana.

Papel mata-borrão muito espesso (ou muitas camadas de papel mata-borrão) pode resultar em uma compressão excessiva dos géis e membranas e, portanto, bandas distorcidas.

Por que é importante utilizar o papel mata borrão?

O mata borrão é um tipo de material usado em laboratórios para a limpeza de superfícies. Ele é feito de uma mistura de fibras sintéticas e naturais que são tecidas juntas para formar um tecido grosso e durável. O tecido é então revestido com uma resina que o torna impermeável à água e às substâncias químicas.

Papéis absorventes muito finos poucos podem resultar em transferência incompleta/não uniforme devido à falta de contato total entre as membranas e os géis.

O uso de um papel mata borrão no laboratório

O uso de um papel mata borrão no laboratório é essencial para garantir a qualidade e precisão dos experimentos realizados. Esse tipo de papel absorvente tem a capacidade de reter líquidos derramados, evitando que se espalhem e causem danos aos equipamentos ou às amostras em estudo.

Além disso, o papel mata borrão também auxilia na limpeza do local de trabalho, absorvendo os resíduos líquidos e evitando acidentes. Ele pode ser utilizado tanto para retirar pequenas quantidades de substâncias derramadas quanto para secar ferramentas e utensílios utilizados nos experimentos.

No laboratório químico, por exemplo, onde há manuseio constante de produtos químicos voláteis e corrosivos, o uso do papel mata borrão é indispensável. Ele oferece uma camada protetora entre as superfícies das bancadas ou balcões e os reagentes químicos manipulados pelos pesquisadores.

Além disso, esse tipo de papel também é amplamente usado em análises cromatográficas, como a cromatografia em papel. Nesses casos, ele serve como suporte absorvente para separação das substâncias presentes nas amostras analisadas.

Em resumo,o uso do papel mata borrão no laboratório contribui significativamente para a segurança dos experimentos e facilita o processo de limpeza após sua realização. Sua capacidade absorvente garante maior controle sobre substâncias derramadas ou vazadas durante as atividades científicas desenvolvidas nos laboratórios. Portanto,tornando-se uma ferramenta indispensável no ambiente laboratorial.

Como utilizar o papel mata borrão?

O papel mata borrão precisa ser completamente pré-molhado no buffer de transferência antes de configurar o sanduíche de transferência, a fim de evitar a formação de bolhas de ar durante a transferência.

A flutuação dos papéis mata-borrão na superfície do buffer de transferência, um por um, garante que o ar dentro do papel tenha tempo suficiente para escapar do papel.

Conclusão

Papel mata borrão é um papel reciclado que não contém cloro e, portanto, não é tóxico. É produzido a partir de papel reciclado que é triturado e misturado com outros materiais para formar uma massa. A massa é então pressionada em uma folha e seca ao sol ou artificialmente.

O papel mata borrão é um material de laboratório de importante para o uso, pois ajuda a evitar erros e acidentes. É essencial que os profissionais usem este produto corretamente para garantir sua segurança no local de trabalho. Se você estiver interessado em adquirir papel mata borrão, certifique-se de procurar por um fornecedor confiável.

Para saber mais sobre toda a linha de materiais de laboratório consulte nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])