Compartilhe esse conteúdo:

 

O  que é uma Cápsula de Porcelana ? Qual a sua função no laboratório?

 

 

 

Uma “cápsula de porcelana” refere-se a um tipo de equipamento laboratorial feito de porcelana que é usado, principalmente, para evaporar líquidos e para conter amostras sólidas durante o aquecimento. Ela tem uma forma plana e larga, o que facilita a evaporação dos líquidos de forma uniforme.

A  cápsula de porcelana é um material de laboratório muito útil para misturar produtos químicos. Sua principal vantagem é que pode ser submetido a altas temperaturas sem nenhum problema, graças ao fato de ser feito de porcelana resistente a altas temperaturas.

Quando se trata de  carbonizar substâncias e compostos químicos  em níveis muito altos, a ferramenta certa para você é a cápsula de porcelana. Por isso, é considerado uma das ferramentas de grande valia no laboratório.

 

 

 

Funções da cápsula de porcelana no laboratório:

A porcelana tem várias funções importantes em um laboratório, especialmente em laboratórios de química. Alguns dos usos mais comuns incluem:

  1. Evaporação: Devido ao seu design plano e amplo, a cápsula de porcelana é ideal para a evaporação de soluções. Quando uma solução é aquecida na cápsula, o solvente evapora, deixando o soluto sólido para trás.

  2. Secagem: A cápsula também pode ser usada para secar amostras sólidas. Por exemplo, uma amostra molhada pode ser colocada na cápsula e aquecida suavemente até que toda a umidade tenha evaporado.

  3. Aquecimento: Devido à sua resistência ao calor, a cápsulas de porcelana  é adequada para aquecer amostras a temperaturas elevadas. A porcelana distribui o calor de maneira uniforme, garantindo um aquecimento uniforme da amostra.

  4. Armazenamento temporário: Em muitos experimentos, pode ser necessário transferir um composto sólido de um recipiente para outro. Nesses casos, a cápsula de porcelana pode ser usada como um recipiente temporário.

  5. Calcinação: Em alguns laboratórios, a cápsula de porcelana é usada para calcinação, um processo em que substâncias são aquecidas a altas temperaturas na presença de ar ou oxigênio, levando à decomposição térmica ou combustão.

 

Tipos de cápsulas de porcelana

Os tipos de  cápsulas de porcelana vão depender da capacidade de armazenamento, tamanho e volume que esses materiais podem armazenar.Por exemplo, as cápsulas de porcelana podem conter um diâmetro de cerca de 10 cm a 34,5 cm.

Quanto ao volume, pode depender do tipo de capacidade que está disposto a conter, alguns podem chegar entre 10 ml e 100 ml. De acordo com o tipo de substâncias a serem fundidas ou aquecidas, deve-se selecionar o tipo apropriado da cápsula de porcelana 

Leve em consideração esta recomendação, pois a escolha de uma cápsula muito pequena para a fundição de uma substância muito densa provocaria o derramamento do referido material.

 

 

Conclusão 

 

 

A cápsula de porcelana é um material de laboratório muito útil dentro do laboratório, suas propriedades de fabricação a tornam  resistente a altas temperaturas e à prova d’água  para todos os tipos de líquidos, produtos e substâncias químicas.

 

Precisando de cápsulas de porcelana entre em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])