Forgot Password

O que é uma Câmara de Neubauer e como ela funciona?

Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Câmara de Neubauer? O que torna esse Material de Laboratório tão importante?

 

 

 

 

Se você trabalha na área da saúde ou biologia, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a câmara de neubauer. Mas afinal, o que é essa ferramenta tão importante e como ela funciona? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a Câmara de Neubauer e seu papel fundamental na análise de células sanguíneas. Então prepare-se para mergulhar no mundo dos micrômetros!

O que é uma Câmara de Neubauer?

Uma Câmara de Neubauer é um material de laboratório e um  tipo de câmara de contagem especialmente desenhada para a contagem de células, particularmente de células sanguíneas, mas é também frequentemente usada para contar outras células, como células de levedura, espermatozoides, entre outras. Essencialmente, é um espesso slide de vidro com uma grade gravada e áreas de contagem específicas

A Câmara de Neubauer é um dispositivo de laboratório utilizado principalmente para a contagem de células em líquidos, como células sanguíneas ou células bacterianas. É uma lâmina de vidro com um padrão específico gravado, consistindo em uma série de grades ou quadrados. Cada quadrado tem um volume conhecido, permitindo que o usuário calcule a concentração de células no líquido testado.

O procedimento típico envolve diluir a amostra, colocá-la na câmara e contar o número de células em certos quadrados. Multiplicando este número pelo fator de diluição e considerando o volume dos quadrados, obtém-se a concentração total de células na amostra original. A Câmara de Neubauer é amplamente utilizada em hematologia e outras áreas biomédicas para realizar contagens celulares de forma rápida e eficaz.

O objetivo da câmara de neubauer é permitir a contagem rápida e precisa do número de células em uma amostra, sendo comumente usado para análises clínicas. Ele também pode ser usado para contar outros tipos de células ou partículas microscópicas, como bactérias ou cistos.

 

 

História da Câmara de Neubauer

O material  de laboratório foi inicialmente usado por médicos para analisar amostras de sangue de pacientes, que foi a centelha inicial que criou o campo da hematologia.O hemocitômetro passou por uma série de grandes desenvolvimentos nos anos 1800 e no início dos anos 1900. O hemocitômetro moderno utiliza um formato de câmara dupla e grades de contagem desenvolvidas por O. Neubauer. Apesar do recente desenvolvimento técnico dos laboratórios científicos, a câmara de neubauer  continua sendo o método mais utilizado para contagem de células em todo o mundo.

Como funciona uma Câmara de Neubauer?

A câmara de neubauer  consiste em uma lâmina de vidro plana com um quadrado marcado no centro. Sobre a lâmina, há uma segunda lâmina com um orifício no centro que se sobrepõe ao quadrado marcado. Uma amostra de sangue ou outro fluido corporal é colocada no quadrado e as duas lâminas são pressionadas juntas, criando uma lente grossa. A amostra é então observada através da lente e as células são contadas manualmente.

O principal benefício de usar uma câmara de neubauer é que ela oferece aos cientistas um meio eficaz e preciso de contar células por meio da microscopia. Esta técnica pode ser usada para contar as células sanguíneas, como os glóbulos brancos e vermelhos, e outras partículas microscópicas presentes no sangue. Além disso, pode ser usado para medir a contagem de plaquetas e outros parâmetros celulares.

 

Vantagens usar uma Câmara de Neubauer

A câmara de neubauer é um instrumento muito útil para a contagem de células, pois possui um design especial que a torna mais eficiente que as câmaras convencionais. Ela é composta por uma placa de vidro com bordas elevadas e um quadrado central marcado, sobre o qual se coloca o slide. As células ficam concentradas no quadrado central, facilitando a contagem.

Além da sua eficiência na contagem de células, a câmara de neubauer também possui outras vantagens. Uma delas é que ela pode ser usada para observar amostras com diferentes densidades celulares, já que as células ficam bem concentradas no quadrado central. Outra vantagem é que a Câmara de Neubauer pode ser facilmente lavada e reutilizada, o que economiza tempo e dinheiro.

 

Como realizar uma contagem adequada de células usando uma câmara de Neubauer ou hemocitômetro.

 

Realizar uma contagem adequada de células usando uma câmara de neubauer ou hemocitômetro envolve uma série de passos cuidadosos para garantir precisão e confiabilidade. Aqui está um passo a passo geral:

Preparação da Amostra:

  • Dilua a amostra se necessário. Dependendo da concentração esperada de células, pode ser preciso diluí-la para garantir que as células sejam distribuídas de maneira uniforme e não superlotem a área de contagem.

Preparação do Hemocitômetro:

  • Limpe a superfície da Câmara de Neubauer com álcool e depois com um pedaço de papel-lente para remover poeira e resíduos.
  • Coloque uma lamínula sobre as áreas de contagem. Ela deve se assentar nos sulcos elevados, criando um espaço de 0,1 mm de altura sob ela.

Carregando a Amostra:

  • Misture bem a amostra para garantir uma distribuição uniforme das células.
  • Usando uma pipeta, coloque uma gota da amostra no canal entre a lamínula e a câmara de neubauer. A amostra será puxada para a área de contagem por capilaridade.
  • Evite bolhas e não sobrecarregue o canal para que a amostra não vaze para os outros lados.

Contagem das Células:

  • Coloque a Câmara de Neubauer sob o microscópio e ajuste o foco para visualizar claramente as linhas da grade e as células.
  • Use objetivas de 10x ou 40x, dependendo do tamanho das células.
  • As áreas mais comuns para contagem são os quadrados grandes no centro da grade. Cada quadrado grande é subdividido em quadrados menores. A contagem é frequentemente feita em alguns desses quadrados grandes (por exemplo, os quatro cantos e o centro) e a média é tirada.
  • Contabilize as células que estão dentro de cada quadrado, bem como aquelas que tocam as linhas de cima e à esquerda do quadrado, mas não as que tocam as linhas de baixo ou à direita (para evitar contagens duplicadas).

Cálculo da Concentração de Células:

O cálculo na câmara de Neubauer é utilizado principalmente para determinar a concentração de células em uma amostra, como por exemplo, células do sangue ou células microbianas em culturas. A câmara de Neubauer é um dispositivo de contagem com uma grade marcada que facilita a contagem das células sob um microscópio

Limpeza:

  • Após a contagem, limpe cuidadosamente a Câmara de Neubauer e a lamínula com álcool e um pedaço de papel-lente.

Observações:

  • A prática e a familiaridade com o equipamento melhoram a precisão e a eficiência da contagem.
  • Assegure-se de que a amostra esteja bem misturada e que as células estejam distribuídas uniformemente.
  • Verifique regularmente a Câmara de Neubauer quanto a riscos ou defeitos que possam interferir na contagem.

A contagem adequada usando um hemocitômetro exige atenção aos detalhes e prática, mas com o tempo, torna-se uma técnica rotineira e valiosa em muitos laboratórios.

 

Quais são as principais diferenças entre uma câmara de Neubauer e outras Câmaras de contagem

Existem diversas câmaras de contagem disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades. Entre elas, a câmara de neubauer   é uma das mais utilizadas e conhecidas. Mas quais são as principais diferenças entre ela e outras câmaras?

Uma das principais diferenças é o tamanho da grade de contagem. Enquanto a câmara de Malassez possui 9 grandes quadrados, a câmara de Fuchs-Rosenthal tem apenas 3. Já a câmara de Thoma tem uma única área circular para contagem.

Outra diferença importante está na profundidade da lâmina onde se coloca a amostra para análise. A câmara de Burker-Turk possui um espaço maior entre as duas placas que compõem sua estrutura, permitindo trabalhar com volumes maiores.


Conclusão

A câmara de neubauer é um dispositivo usado para contar células, geralmente em amostras de sangue. Ela funciona usando uma técnica chamada hemácia esfregaço, que envolve esfregar uma amostra de sangue em um slide e, em seguida, adicionar um fluido ao slide que faz com que as hemácias (células vermelhas do sangue) sejam separadas das outras células.

 

 

Solicite seu orçamento de câmara de neubauer

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão. Precisando de Materiais para Laboratório entre em contato com nossa equipe será muito valioso atendê-lo.

 

Faça sua cotação de Câmara de Neubauer conosco!

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

3 Comentários

  • Responder Flávia 17 de janeiro de 2023 - 12:24

    Qual é a diferença ou o critério para selecionar os locais (regiões 1, 2 ou 3 da Câmera de Neubauer) de contagens das células?

  • Responder joel papagaio 27 de dezembro de 2023 - 8:50

    adorei

      • 1
    • Responder SPLABOR 3 de janeiro de 2024 - 16:06

      Ficamos felizes por contribuir com seu conhecimento.

      Splabor

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.*

error: Conteúdo Protegido! Cópia é crime.