O Caldo Fucsina é uma solução utilizada principalmente em microbiologia para a coloração de microrganismos, especialmente em técnicas de coloração de Ziehl-Neelsen, que é usada para identificar micobactérias, como o Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose.
O Caldo Fucsina tem como principal função atuar como um corante em procedimentos de laboratório. Na coloração de Ziehl-Neelsen, ele é usado para colorir as bactérias ácido-álcool resistentes, que não são descoloridas pelo álcool-ácido usado posteriormente no processo. Isso permite que estas bactérias sejam facilmente identificadas sob o microscópio, pois permanecem coradas de vermelho brilhante, enquanto as outras bactérias e o fundo são descoloridos.
A composição típica do Caldo Fucsina inclui:
O preparo do Caldo Fucsina envolve a dissolução cuidadosa dos componentes em proporções específicas. Um procedimento padrão seria:
É importante notar que o preparo do Caldo Fucsina deve ser realizado com cuidado, seguindo as normas de segurança do laboratório, pois envolve substâncias que podem ser tóxicas ou irritantes.