Compartilhe esse conteúdo:

O medidor de pH é um equipamento muito utilizado na área de controle de qualidade, indústria alimentícia, química, farmacêutica entre outras. A parte mais sensível de um medidor de ph é o eletrodo acoplado ao equipamento.

Perguntas Frequentes que ouvimos de nossos clientes todos os dias:

O que é um eletrodo de pH?

Para que serve um eletrodo de pH?

Onde encontro um eletrodo de pH ou sonda para phmetro?

Como testar meu eletrodo de ph?

Como saber se o resultado de minhas medições de ph estão corretos?

O que é solução tampão de pH?

Qual solução tampão preciso?

Preciso calibrar meu medidor de ph todos os dias?

 

 

 

Eletrodo de pH é utilizado junto a um equipamento potenciométrico, o pHmetro. O eletrodo de ph em contato com a amostra transfere ao equipamento o potencial, graças a sua membrana seletiva para os íons de hidrogênio através do contato com a amostra. Realizada a leitura do potencial gerado pela atividade deste íon especifico, é transferido ao equipamento, que converte esta informação para valor de pH.

Existem diversos modelos de eletrodos para íons seletivos, como os recomendados especificamente para amônia, brometo, cálcio, dióxido de carbono, dentre outros. O tipo de eletrodo que será abordado neste texto é o eletrodo de íons seletivos para hidrogênio.

 

O corpo do eletrodo de pH varia em relação ao seu material, pode ser: PVDF, PVC, Ácido Inoxidável, Titânio e Vidro, sendo que o eletrodo de vidro é um dos mais utilizados, pois é considerado um eletrodo geral para soluções líquidas. É importante verificar antes de adquirir um eletrodo esta característica, pois dependendo da amostra não se pode utilizar qualquer material. Por exemplo, em uma amostra corrosiva não poderá ser imerso o eletrodo de pHmetro de material plástico.

Outra forma de escolha do eletrodo para pHmetro correto é levar em consideração a Forma da Ponta, que podem ser esférica, cônica ou plana, cada eletrodo projetado levando em conta tipos de amostras. A ponta esférica é indicada para soluções aquosas e líquidas, pois proporciona maior superfície de contato; amostras semi-sólidas e emulsões devem ser analisadas por eletrodos que possuam pontas cônicas; e a ponta plana é ideal para superfícies, quando a amostra for, por exemplo, papel ou pele.

As formas de conexão do eletrodo para pHmetro também são variadas. Existem eletrodos com conexão BNC, apontada como universal, e com as conexões BNC+PIN, DIN, SCREW e T-TYPE.

Por fim, é possível escolher o eletrodo para medidor de pH também através do Tipo de União Cerâmica. Em soluções de baixa viscosidade, é recomendado o uso de eletrodos com união simples, já para casos de soluções viscosas, o indicado é a utilização dos mesmos com união tripla.

Os cuidados com eletrodos para medidor de pH devem ser tomados quanto a calibração e a conservação deste equipamento para laboratório.

A calibração de um phmetro pode ser realizada por meio do método manual e automático, a forma varia de acordo com o modelo utilizado, para realização da mesma é necessário utilizar soluções de calibração com valores de pH já conhecidos, um exemplo seria solução tampão  de pH 4,0 e 7,0. Essas especificações são referentes aos modelos de eletrodos de ph na qual trabalhamos.

Para uma eficiente limpeza do seu eletrodo combinado de ph, recomendamos que seja utilizada também solução de limpeza e de calibração para medidor de pH especifica para cada tipo de aplicação. Se for aplicado a leites, por exemplo, a solução indicada é a especifica para leite. Este procedimento é muito importante para o ótimo desempenho do equipamento.

Para melhor conservação de eletrodos de phKCl 3 Molar indicada para reidratar o eletrodo em momentos que o mesmo não esteja sendo utilizado, é recomendado que se utilize a solução de conservação. Enquanto estiver em repouso, imergido na solução especifica, os íons não ficarão em dissociação, mas sim em equilíbrio.

 

Eletrodos para medidor de pH podem ser encontrados para diversos tipos de amostras, algumas delas são: cervejas, queijos, cremes, tintas, xampus, ácidos, água dentre outros. Aplique as dicas da SPLABOR na escolha do Eletrodo de ph ideal para a sua necessidade, e garanta eficiência nas análises realizadas.

Para a utilização do medidor de pH é necessário a aquisição das soluções tampão ,  da solução de Pepsina para a limpeza do eletrodo e da Solução de Cloreto de Potássio 3M para armazenamento do eletrodo.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.