Compartilhe esse conteúdo:

A qualidade da água é estabelecida através da combinação de características químicas, físicas e biológicas e os padrões de análise podem variar de acordo com a finalidade do uso da água, seja para consumo humano ou lazer, uso industrial ou agrícola ou manutenção do equilíbrio ambiental.

O Ministério da Saúde, juntamente com outros órgãos, criou a Portaria MS n.º 518/2004 que estabelece, em seus capítulos e artigos, as responsabilidades por parte de quem produz a água e para os órgãos e autoridades sanitárias que tem o papel de vigiar esse controle. Essa portaria apresenta medidas, procedimentos e todas as responsabilidades que se referem ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, pensando justamente na importância de consumirmos uma água com qualidade: melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde humana.

Parâmetros estabelecidos para analisar a água que consumimos.

pH – O pH é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina. A escala de pH possui uma série de números que variam de 0 a 14 e mostram os graus de acidez ou alcalinidade. O ideal considerado é de é de 6,0 a 9,5.  O que determina o pH existente na água é a análise feita através do método eletrométrico, utilizando-se para isso um medidor de ph portátil

Cloro –  O cloro é um agente bactericida. Ele elimina bactérias e outros microorganismos que podem estar presentes na água, por isso é adicionado durante o tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, a água que consumimos deve apresentar uma concentração mínima de 0,2 mg/l  de cloro residual, utiliza-se um medidor de cloro

Turbidez – É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A medição é feita a partir de um aparelho chamado turbidímetro, que analisa a concentração das partículas, garantindo ou não a pureza de determinado produto. O valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.

Cor – A cor é um dado que indica a presença substâncias dissolvidas na água. Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, utiliza-se um medidor de cor da água

Oxigênio Dissolvido-  A determinação da concentração de OD é de importância fundamental na avaliação da qualidade das águas, uma vez que o oxigênio, está envolvido praticamente em todos os processos químicos e biológicos. Para determinação do oxigênio dissolvido na água utiliza-se o medidor de oxigênio dissolvido

 

Para a análise bacteriológica da água a SPLABOR indica uma lista de produtos para laboratório de análise de água  acordo com o manual da FUNASA:

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.