Compartilhe esse conteúdo:

o que são Phmetros?

Medidores  de ph ou phmetros são usados ​​para garantir que os produtos alimentícios tenham um nível de acidez adequado que impeça o crescimento de patógenos transmitidos por alimentos.

Por que os Phmetros são Importantes?

Como a acidez pode ser o único meio de prevenir o crescimento de patógenos de origem alimentar, o uso adequado do medidor de pH é um fator crítico no estabelecimento e manutenção de produtos alimentícios seguros.

Perguntas Frequentes sobre pHmetro?

Você precisa de um medidor de pH se as seguintes circunstâncias se aplicarem:

Você produz um dos seguintes tipos de alimentos:

Alimentos acidificado

Alimentos fermentado

Alimentos enlatados com baixo teor de ácido

Você usa produtos químicos cujas concentrações exigem teste usando um medidor de pH.

Você produz um produto que usa ácido ou fermentação como meio de preservação.

Como usar um Phmetro?

  • A calibração do phmetro deve ser feita com frequência e os resultados da calibração devem ser registrados.
  • A calibração deve ser feita com tampões conhecidos em pH 4,0 e 7,0
  • Para produtores de alimentos, o medidor de pH deve ser preciso +/- 0,01-0,02 unidades de pH
  • A água destilada deve ser usada para enxaguar os eletrodos do medidor de pH
  • Os alimentos devem estar na forma líquida ou em forma de purê para medição. A água destilada pode ser usada para aumentar o nível de umidade sem alterar o pH.

O uso adequado de um medidor de pH é importante para processadores de alimentos.

Considerações ao escolher um pHmetro

  • Precisão : Você precisa de precisão de 0,1 ou 0,02? Este é provavelmente o maior fator no que você deve comprar um phmetro

  • Calibração : É fácil recalibrar rapidamente (você provavelmente terá que calibrar seu dispositivo antes de cada uso se estiver registrando seus resultados para um HACCP/Plano de Segurança Alimentar).

  • Portabilidade: Seu pHmetro precisa ser portátil ou você pode escolher um modelo de bancada? Observe que medidores de pH menores e mais portáteis tendem a ser menos precisos.

As análises de laboratório são o principal meio para a descoberta da qualidade do leite . No campo biológico, diversos equipamentos para laboratórios podem ser utilizados nesta etapa e um deles é medidor de pH para Leite e derivados do leite, como queijo.

Testar o pH no leite e produtos lácteos é fundamental para detectar impurezas e sinais de infecção tanto na coleta do leite no ponto de entrega.

No processo de esterilização, a verificação do pH é importante, pois quanto menor o pH, mais rápido será o processo. No entanto, valores de pH mais baixos no leite também podem indicar que o gado que o produz pode ser portador de uma infecção.

Conclusão sobre pHmetros

Ao testar produtos alimentícios, eletrodos de ph  convencionais podem falhar rapidamente, pois a junção de referência fica bloqueada por componentes das amostras de alimentos.

Isso leva a tempos de resposta mais lentos, resultados imprecisos e, eventualmente, um eletrodo com falha. Opcional: Eletrodo de pH Epóxi para Semissólidos, Queijo, Leite, Carne, Doces, Massas.

Precisa de phmetros? Consulte nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.