Compartilhe esse conteúdo:

A doença que mais aflige os produtores de maracujá no Brasil, o vírus do mosaico do caupi (CABMV, na sigla em inglês), pode ser combatida com uma técnica relativamente simples.Como mostrou um estudo apoiado pela FAPESP e publicado na revista Plant Pathology, a erradicação sistemática das plantas com sintomas da doença preserva a cultura como um todo, mantendo-a produtiva por pelo menos 25 meses.

Atualmente, os produtores costumam renovar os maracujazeiros a cada ano, um procedimento oneroso. De acordo com os autores do trabalho, o fator econômico é crítico para essa cultura, normalmente praticada por pequenos agricultores.

O vírus do mosaico do caupi ocorre em todos os estados do Brasil e atrapalha o desenvolvimento das plantas. Pode causar o endurecimento dos frutos, tornando-os impróprios para o consumo. Atualmente, a erradicação de plantas doentes é feita somente quando o problema é detectado nos primeiros estágios de vida do maracujazeiro. Os autores da pesquisa propõem que a prática seja mantida ao longo de todo o desenvolvimento da planta.  A técnica utilizada pelos pesquisadores foi a ELISA.

ELISA significa imunoensaio enzimático (do inglês, Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay). Todas as plantas erradicadas por suspeita da doença foram submetidas ao teste sorológico PTA-ELISA, que confirmou a presença do vírus em 100% das amostra.

No post de hoje vamos falar sobre a leitora de elisa e lavadora de elisa.

Qual o princípio de funcionamento da Leitora de Elisa?

  • A Leitora de Elisa faz o papel de um espectrofotômetro, realiza a leitura da placa de 96 cavidades, detectam e processa dados biológicos e químicos, utilizando principalmente dados de absorbância. São utilizados na descoberta de fármacos, pesquisas, validação de bioensaios e fabricação de medicamentos. O modelo foi projetado de acordo com as atuais tecnologias, com alta qualidade e confiabilidade, bem como análises de alta precisão e fácil operação.

Qual o princípio de funcionamento da Lavadora de Elisa?

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

Fonte :http://agencia.fapesp.br/tecnica-combate-doenca-mais-comum-na-cultura-do-maracuja/31199/