Compartilhe esse conteúdo:

Hoje em nosso post vamos falar um pouquinho sobre DBO (Demanda Bioquímica do Oxigênio).

A estabilização ou decomposição biológica da matéria orgânica lançada ou presente na água envolve o consumo de oxigênio (molecular) dissolvido na água, nos processos metabólicos desses organismos biológicos aeróbicos.A  redução da taxa de oxigênio dissolvido em um recurso hídrico pode indicar alta atividade bacteriana decompondo matéria orgânica. A Demanda Bioquímica do Oxigênio  é um excelente  índice para indicar a eficiência de uma ETE (estação de tratamento de esgotos), quando se compara a Demanda Bioquímica do Oxigênio do esgoto bruto e do efluente final. Trata-se de um importante padrão utilizado pela legislação para o estabelecimento de padrões de emissão de despejos líquidos e padrões de manutenção em corpos receptores.

A Demanda Bioquímica do Oxigênio é  parâmetro imprescindível nos estudos de qualidade da água.

Material utilizado para análise da Demanda Bioquímica do Oxigênio:

* Bomba de vácuo para laboratório.

* Estufa BOD  ( O método de análise descrito nesta norma é referente à DBO com período de incubação de 5 dias e na temperatura específica de 20 ± 1 º C)

 

* Frasco Reagente, com capacidade de 250 a 300 mL para DBO ( As amostras para determinação de DBO podem ser coletadas em frasco de vidro ou plástico. O volume necessário é 2000mL. As amostras não analisadas em prazo inferior a 6 horas após a coleta, poderão ser preservadas por até 48 horas refrigeradas a 4ºC

Erlenmeyer

Proveta 

* Pipeta graduada

* Bastão de vidro

Bureta

* Becker

* Placas de petri

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www2.sabesp.com.br/normas/nts/nts003.pdf