Compartilhe esse conteúdo:

Hoje em nosso blog vamos abordar o tema DBO ou BOD ( Demanda Bioquímica de Oxigênio). O que uma indústria tem de correlação com o assunto envolvendo demanda bioquímica de oxigênio? A princípio muitas pessoas pensam apenas no processo fabril até o produto ser produzido e comercializado ao usuário final. Mas e depois? Há etapas importantes fundamentais para a preservação do meio ambiente?

 

E o que vem a ser BOD ou DBO? (Demanda Bioquímica de Oxigênio)

Indicador que determina a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (mg), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica. A DBO é considerada como um importante parâmetro para o controle da poluição das águas por matéria orgânica biodegradável. Em águas naturais, representa a demanda potencial de oxigênio dissolvido que poderá ocorrer devido à estabilização dos compostos orgânicos biodegradáveis, o que poderá reduzir os níveis de oxigênio nas águas abaixo dos exigidos pela vida aquática.

Em qual processo a análise de DBO é necessária?

Tratamento de Efluentes: O controle dos níveis de DBO, considerado uma variável dinâmica, é imprescindível para uma correta análise e conduta no processo de tratamento. Exemplos de segmentos onde comumente é realizado esse tipo de análise: Indústrias em geral; estações de tratamento de esgoto; institutos de pesquisas; diversos outros.

O teste de DBO pode ser considerado um procedimento de bioensaio que envolve a medida de oxigênio consumido
pelos microrganismos (principalmente bactérias) na conversão da matéria orgânica presente em carbono e água, sob condições similares que ocorrem na natureza.Para fazer a quantificação do teste, as amostras devem ser protegidas do ar de modo a prevenir a reação na medida em que o nível de oxigênio dissolvido diminuir. Além disso, por causa da limitada solubilidade do oxigênio na água, esgotos concentrados podem ser diluídos para níveis de demanda que não esgotem todo o oxigênio dissolvido da  amostra. Para a realização do Ensaio de BOD indicamos o uso de uma Incubadora BOD ou Estufa Incubadora BOD.

 

 

As amostras para determinação de DBO podem ser coletadas em frasco de vidro ou plástico.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte http://www2.sabesp.com.br/normas/nts/nts003.pdf