Compartilhe esse conteúdo:

Quem se dedica à especialização em Análises Ambientais pode desenvolver formas de intervenção nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos. Diante aos problemas que podem ser notados diariamente, e que se referem ao meio ambiente, a Análise Ambiental tornou-se uma área bastante promissora.
A água é o princípio da vida e existem diversos padrões para serem seguidos com o objetivo de se obter a aprovação de órgãos governamentais.

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

A água Mineral precisa obedecer a RDC 274, a água de Balneário deve seguir a resolução do CONAMA 274, água de Piscina a NBR 10818/2016, a água potável a portaria 2914 do Ministério da Saúde, a água superficial a CONAMA 357, a água subterrânea a CONAMA 396 e efluentes a CONAMA 430.
Segmentos que precisam de controle de qualidade da água: Saneamento, Indústrias, Consultoria Ambiental e Energia.

Como iniciar um projeto para um laboratório de analise de potabilidade da água?

A Portaria do Ministério da Saúde, número 2914, de 12 de dezembro de 2011 informa quais são os procedimentos necessários.

A Caracterização da Qualidade da água se dá por parâmetros físico-químicos e microbiológicos.

Parâmetros exigidos para a Qualidade da água:

Turdidez – Concentração de partículas em suspensão e coloidais presentes na fase líquida, realizada por um turbidímetro, mede através de raios infravermelhos uma faixa de 0 a 1000 NTU.

Cor Verdadeira – Realizada por um fotômetro para cloro ou Colorímetro, medidor pode determinar precisamente a cor da água numa faixa de 0 a 500 PCU .

pH– Potencial Hidrogeniônico – Realizada por um medidor de pH ou Phmetro.

Oxigênio Dissolvido – Indispensável para a Manutenção da Vida Aquática, medição realizada por um medidor de oxigênio dissolvido.

Demanda Bioquímica do Oxigênio – Permite mensurar a quantidade de oxigênio requerida por microrganismos aeróbios para a oxidação de produtos orgânicos.

Condutividade– Realizada por um Medidor de Condutividade ou Condutivímetro.

Cloro – Indispensável realizado por medidor de cloro livre, determina a concentração de cloro livre me amostras de água com uma faixa de 0.00 a 5.00 mg/L (ppm).

Com o objetivo de prestar um venda consultiva a Splabor se  especializou sua equipe para a venda de equipamentos para laboratório de análise de água.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Assessoria Científica ([email protected]).

Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]) encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.