Compartilhe esse conteúdo:

É necessário pensar na segurança dos funcionários, estudantes e professores de um laboratório, devido aos riscos que eles estão expostos no ambiente de laboratório. Diversas substâncias são tóxicas, inflamáveis, corrosivas e letais. Portanto, é de extrema importância pensar em medidas para diminuir os riscos de acidentes em laboratórios.

Dentre os acidentes mais comuns, é possível listar: intoxicações, queimaduras, choques e incêndios. As principais causas são instruções não adequadas e uso incorreto dos equipamentos para laboratório ou reagentes para laboratório  de características desconhecidas.

A fim de evitar acontecimentos desse tipo, a SPLABOR apresenta algumas dicas de como atuar dentro de um laboratório.

Procedimentos de Segurança:

  1. Conservar o local de trabalho limpo e em ordem;
  2. Não utilizar o laboratório caso esteja sem o professor ou coordenador responsável;
  3. Ter conhecimento sobre as saídas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;
  4. Utilizar durante a permanência no laboratório todos os itens de proteção;
  5. Ler e compreender o manual de instruções antes do manuseio do equipamento de laboratório;
  6. Conhecer os procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes;
  7. Ter conhecimento das reações que os reagentes químicos causam no corpo, e caso ocorra contaminação, conhecer uma forma para interromper sua ação;
  8. Identificar corretamente cada produto químico e classificá-los de acordo com as seguintes categorias: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo. Reagentes sensíveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos restantes.

A SPLABOR oferece alguns equipamentos de laboratório para prevenção e alternativas em casos de acidente.

A Cabine de Segurança Biológica é um produto para laboratório utilizado para manter o ambiente de trabalho e o usuário livre de contaminações biológicas. Desde que, o material a ser manipulado ofereça baixo ou moderado risco. Dentre os tipos oferecidos no mercado, há as opções de diversas linhas de fabricação com recirculação e renovação de ar.  A Cabine de Segurança Biológica evita riscos causados por microorganismos como bactérias, fungos, vírus e outros. São capazes de desencadear doenças devido à contaminação e  pela própria natureza do trabalho.

 

No caso da Capela de Fluxo Laminar, a proteção se dá exclusivamente aos produtos a serem manipulados.

Para proteger ambiente e usuário de vapores tóxicos, é recomendado a utilização de Capela de Exaustão de Gases que podem ser encontradas nas versões com capacidade de exaustão de 10 m³/min a 60 m³/min. Ela é responsável por mandar para fora do laboratório, todo o vapor tóxico procedente de manipulações realizadas com produtos químicos.

Chuveiros de emergência devem existir nos locais onde pessoas estiverem expostas a produtos químicos, principalmente em situações de risco, como por exemplo, durante o manuseio.

A SPLABOR Equipamentos para Laboratório indica o Chuveiro de Emergência com Lava Olhos  já que um único equipamento protege de forma eficaz o funcionário. Lava olhos de emergência, garantem o auxílio caso haja contaminação.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.