Compartilhe esse conteúdo:

O que é Ágar PCA para microbiologia? Qual a Função e Importância?

 

 

 

 

Se você é um estudante ou profissional da área de microbiologia, provavelmente já ouviu falar do Ágar PCA. Mas afinal, o que é esse meio de cultura tão importante para o desenvolvimento e identificação de bactérias? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Ágar PCA e como ele pode ser utilizado na sua rotina laboratorial. Fique ligado e descubra mais sobre essa ferramenta essencial para a microbiologia!

Quando se trata de garantia de qualidade, a contagem do número de microrganismos viáveis ​​em um alimento é um dos valores de análise mais importantes. o papel do meio de cultura no controle de qualidade dos alimentos é fundamental.

O ágar PCA é um meio de cultivo usado na microbiologia que contém glicose, proteínas e sais. É usado para o cultivo de bactérias e fungos. O ágar PCA também é conhecido como meio de enriquecimento.
Este meio é usado para diferenciar e identificar espécies de bactérias que crescem em condições específicas. O ágar PCA contém sais nutritivos, como o fosfato de sódio, hidróxido de potássio e sulfato de magnésio, que ajudam a identificar as espécies de bactérias presentes.

Onde é utilizado o Ágar PCA?

O ágar de contagem de placas  ou ágar pca é um ágar  usado na indústria de alimentos e bebidas para determinar a contagem total de bactérias de um produto. O meio de cultura  também é conhecido como ágar de contagem de bactérias ou ágar de levedura caseína-peptona dextrose e atende às especificações da EN ISO 4833 e ISO 17410, bem como às especificações da FDA-BAM e da American Public Health Association (APHA). .

Do que é composto o Plate Count Ágar?

O ágar de contagem de placas (PCA) é um substrato bacteriológico usado para a determinação do número total de bactérias aeróbicas vivas em uma amostra. Não é um meio seletivo. A quantidade de bactérias é expressa em unidades formadoras de colônias por grama (UFC/g), em amostras sólidas e por ml (UFC/ml) em amostras líquidas.

O ágar PCA é um meio de cultivo usado na microbiologia que contém uma combinação de ágar e peptona. O ágar é um gel que serve como substrato para o crescimento bacteriano, enquanto a peptona fornece nutrientes para as bactérias.

O ágar PCA também contém outros componentes, como cloreto de sódio, sais inorgânicos, hexametafosfato de sódio e extrato de levedura. O cloreto de sódio é usado como agente tampão para controlar o pH do meio. Os sais inorgânicos fornecem os nutrientes necessários para o crescimento celular. O hexametafosfato de sódio é um ingrediente adicionado para estimular o crescimento bacteriano. O extrato de levedura atua como fonte de vitaminas e minerais que as bactérias precisam para se desenvolver.

Uso do Ágar PCA na microbiologia

O Ágar PCA é um meio de cultura seletivo usado na microbiologia. Ele é constituído por uma mistura de ágar, cloreto de cálcio e sacarose. O cloreto de cálcio é um inibidor da enzima atividade ácido, que é responsável pela produção do ácido lático a partir da glicose. A sacarose é um substrato para a formação do ácido lático.

O Ágar PCA é usado para cultivar bactérias lacticínias, como Lactobacillus spp., Streptococcus spp. e Enterococcus spp.. Essas bactérias são importantes na fabricação de produtos lácteos, como queijo e iogurte. O Ágar PCA também pode ser usado para cultivar outros microorganismos que produzem ácido lático, como certaines espécies de leveduras.
1. O ágar PCA é um meio de cultura líquido usado para crescer bactérias em laboratório.
2. É composto por uma mistura de ágar, glicerina e cloreto de sódio.
3. É especialmente adequado para o cultivo de bactérias anaeróbicas.
4. Foi desenvolvido na década de 1960 pelo Dr Robert Whittaker.
5. Pode ser usado para crescer fungos, algas e outros microorganismos além das bactérias anaeróbicas.

Indicações do Ágar PCA

O Agar PCA (Plate Count Agar) é um meio mais  utilizado para contagem bacteriana em produtos alimentícios, água e outras amostras de importância sanitária.

Característica dos componentes: Caseina Pancreática Digerida, Extrato de Levedura, Glicose, Agar e Água Deionizada.

A técnica recomendada é a técnica de pour plate. As amostras são diluídas e as diluições apropriadas são adicionadas em placas de Petri. 

Agar fundido estéril é adicionado a essas placas e as placas são giradas suavemente para garantir uma mistura uniforme da amostra com o ágar. As placas são incubadas a 20 ou 30°C em três dias.

Após a incubação, o número de colônias é contado na placa com 25-250 colônias, o que é considerado o resultado mais preciso. Ao calcular o número real de bactérias na amostra, o fator de diluição deve ser levado em consideração.

Composição do Ágar PCA

Ingredientes Gms/L
Digestão Enzimática de Caseína/triptona 5,0
Extracto de levedura 2,5
Glicose 1,0
Ágar 15,0

Preparação do Ágar PCA

  • Suspenda 23,5 gramas em 1000 ml de água destilada.
  • Aqueça até a ebulição para dissolver o meio completamente.
  • Esterilize em autoclave a 15 libras de pressão (121°C) por 15 minutos.
  • Arrefecer a 45-50°C.
  • Misture bem e despeje em placas de Petri estéreis.

Pricípio do Ágar PCA

 Ágar PCA  também é chamado de Tryptone Glucose Yeast Agar ou Casein-Peptone Dextrose Yeast Agar. O meio contém uma digestão enzimática de caseína que fornece aminoácidos, nitrogênio, carbono, vitaminas e minerais para o crescimento do organismo.

O extrato de levedura fornece principalmente as vitaminas do complexo B. A glicose é um carboidrato fermentável e fornece uma fonte de energia para o crescimento de bactérias. Agar é o agente de solidificação.

Resultados no Ágar de Contagem de Placas (PCA)

Conte as colônias em todas as placas contendo 15-300 colônias. Relate a contagem como UFC/ml para a amostra líquida e UFC/g para a amostra sólida, considerando fatores de diluição.

Bacillus subtilis = Crescimento, colônias
cor de palha Escherichia coli = Crescimento, colônias cor de palha
Staphylococcus aureus = Crescimento, colônias cor de palha

Limitações do Ágar PCA

  • Recomenda-se que testes bioquímicos, imunológicos, moleculares ou de espectrometria de massa sejam realizados em colônias de cultura pura para identificação completa.
  • O Ágar PCA  é um meio de uso geral e pode não suportar o crescimento de organismos exigentes.

 

Precisando de meios de cultura não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])