Compartilhe esse conteúdo:

Como você Preserva amostras no laboratório? Qual a função de uma Geladeira no seu Laboratório?

 

 

 

A preservação de amostras de laboratório, espécimes e reagentes usando frio extremo é realizada rotineiramente em laboratórios de pesquisa biomédica. Por exemplo, agentes de resfriamento, como gelo e gelo seco, são normalmente usados ​​para manter as amostras frias durante os experimentos mas não são seguros por um longo período.

Em um ambiente de laboratório, cada detalhe é vital para garantir a precisão e eficácia dos experimentos. Uma etapa fundamental é a conservação correta das amostras, o que nos leva a discutir o papel da geladeira para laboratório.

Uma geladeira para laboratório não é apenas um luxo, mas uma necessidade. Diferentemente das geladeiras domésticas, ela é projetada para manter temperaturas estáveis e precisas, independentemente das variações externas. Assim, é possível preservar a integridade das amostras, evitando sua degradação ou contaminação.

 

 

 

 

 

 

Porque você precisa de uma Geladeira no laboratório?

Quando se trata de manter as amostras resfriadas entre os experimentos, equipamentos de resfriamento, incluindo geladeiras para laboratório e freezers de laboratório podem ser usados ​​para preservar as amostras por um longo período de tempo.

Quando você trabalha em um laboratório científico ou médico, precisa de um local seguro e protegido para armazenar os diferentes materiais, amostras e produtos com os quais trabalha.

Geladeiras para laboratório, freezers de laboratório e ultrafreezer para laboratório são a solução confiável para o controle de temperatura e preservação desses recursos. Devido à natureza delicada de muitos desses materiais, é importante equipar seu laboratório com uma geladeira para laboratório ideal.

Finalmente, o conceito de crio preservação é introduzido como um processo através do qual tecidos, células e biomoléculas são resfriados a temperaturas abaixo de zero, parando, assim, efetivamente toda a atividade biológica de degradação da amostra.

 

 

Algum fatores importantes para se levar em consideração ao escolher uma geladeira para laboratório.

 

 

 

 

 

1- As Câmaras para acondicionar as vacinas e geladeiras para laboratório devem ser de qualidade farmacêutica  projetadas para refrigerar.

As amostras devem ser armazenadas entre 2 e 8°C ou conforme especificação do fabricante de reagente e/ou vacina. É importante lembrar também que alguns exames precisam de transporte refrigerado. O importante sempre é a preservação do componente armazenado, seja um reagente ou vacinas.

2- A geladeira para laboratório deve ter  uma trava na porta ou chave, se tiver um alarme para porta aberta é mais seguro;

3- Todas as geladeiras para laboratório devem ter um sensor de temperatura embutido;

4- Considere que uma geladiera para laboratório deve estar com sua capacidade de armazenagem sem lotação.

5- Reduza a possibilidade de interrupção de energia, conecte apenas uma unidade de armazenamento por tomada elétrica.Identifique os fusíveis e disjuntores para não desligar a energia
Reduza as chances de desligar

6- Coloque a geladeira para laboratório em ambiente ventilado, longe de fontes de calor e sol.

A função de uma geladeira para laboratório vai além de simplesmente resfriar. Ela é uma ferramenta essencial na preservação de amostras, garantindo que as condições sejam ideais para sua conservação. Sem ela, o risco de comprometer a integridade das amostras é muito maior.

 

Conclusão

A geladeira para laboratório  é um investimento inestimável em pesquisa e ciência. Ela garante a conservação adequada das amostras, contribuindo assim para experimentos mais precisos e resultados mais confiáveis. Para qualquer profissional ou instituição séria, é uma ferramenta indispensável no dia a dia do laboratório.

 

 

 

 

 

 

Solicite seu orçamento.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])