Compartilhe esse conteúdo:

Densímetro – Saiba Mais sobre esse Importante Instrumento.

Densímetro é um aparato que tem por objetivo medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos O densímetro foi inventado por Hipátia, grande matemática e filósofa neoplatônica. O densímetro é um instrumento de laboratório que indica a densidade de líquidos sem o auxílio de uma balança.

Uma das utilidades do densímetro é inferir propriedades dos líquidos através da inspeção de sua massa específica, principalmente quando os líquidos são misturas de substâncias.  O instrumento de laboratório  mede a densidade dos líquidos, ou seja, a massa dividida pelo volume. Trata-se de um tubo de vidro com uma certa quantidade de chumbo na base, responsável pelo seu peso. Na parte de cima do tubo há uma escala.

Densímetro – Saiba Mais sobre esse Importante Instrumento.

Os densímetros são constituídos por duas partes, a haste e o bulbo (ou ampola) têm formato cilíndrico. Geralmente são feitos de vidro, são ocos, e o lastro é, o mais das vezes, chumbo (d = 11,3 g/cm3) ou mercúrio (d = 13,6 g/cm3). O lastro se situa na extremidade inferior do bulbo, o que permite que o densímetro, introduzido num líquido, flutue em posição vertical.A medida da densidade tem grande importância na caracterização de materiais.O densímetro é muito usado para verificar adulterações em determinados produtos. Por exemplo, você já deve ter visto em postos de gasolina um densímetro que fica à mostra mergulhado no etanol. A densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o densímetro deve apontar esse valor; do contrário, o etanol foi adulterado.

Densímetro – Saiba Mais sobre esse Importante Instrumento.

O estado da bateria de um automóvel pode ser inferido pela medida de densidade do eletrólito, uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). A medida que a bateria descarrega esse ácido combina-se com o chumbo (Pb) nas placas da bateria formando sulfato de chumbo (PbSO4), insolúvel. Isso reduz a concentração ao do acido (e a densidade) da solução. A densidade varia desde 1,30 g/mL numa bateria carregada até 1,15 g/mL numa descarregada. Conheça nossas opções de densímetro para laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])