Compartilhe esse conteúdo:

Os testes de hematologia avaliam uma variedade de condições clínicas que incluem infecção, anemia, inflamação, distúrbios de coagulação do sangue, leucemia, etc. Alguns dos testes de hematologia mais comuns incluem: hemograma completo, contagem de glóbulos brancos, contagem de glóbulos vermelhos, contagem de plaquetas , hematócrito, triagem de mononucleose, níveis de hemoglobina, níveis de vitamina B12, níveis de colesterol, níveis de glicose, níveis de enzimas e perfis renais. Em geral, os testes de hematologia fornecem uma avaliação precisa da saúde geral do corpo. O conhecimento básico dos testes de hematologia requer saber o que acontece com o sangue quando centrifugado.

O sangue pode ser separado em 3 camadas por centrifugação se o sangue for coletado na presença de um anticoagulante

O processo de centrifugação forma 3 camadas no tubo de ensaio, que incluem: 1) camada de plasma, 2) camada de crosta inflamatória e 3) camada de glóbulos vermelhos (RBC). A camada de plasma é a camada superior do tubo de ensaio e consiste no seguinte: 90% de água, 7% de proteína (por exemplo, albumina, fibrinogênio, imunoglobulinas, α-globulinas e β-globulinas) e 2% de outros solutos (por exemplo , eletrólitos, ureia, creatina, creatinina, glicose, lipídios, aminoácidos, oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio, hormônios, enzimas). A camada leucocitária é a camada intermediária do tubo de ensaio e consiste em leucócitos (por exemplo, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos) e plaquetas. A camada de glóbulos vermelhos é a camada inferior do tubo de ensaio e consiste em hemácias.

O sangue também pode ser separado em 2 camadas por centrifugação se o sangue for coletado na ausência de um anticoagulante (ver Figura 1). O processo de centrifugação forma 2 camadas no tubo de ensaio que incluem : 1) camada de soro e 2) camada de coágulo de sangue. A camada de soro é a camada superior do tubo de ensaio. O soro é igual ao plasma, mas sem os fatores de coagulação do sangue. A camada de coágulo de sangue é a camada inferior do tubo de ensaio. O coágulo sanguíneo consiste principalmente de hemácias e leucócitos aprisionados em uma rede de fibrina.

Uma linha completa de centrífugas refrigeradas está disponível para testes de hematologia. Centrífugas sorológicas oferecem grande capacidade de amostras . Muitas centrífugas para laboratório  oferecem a capacidade de trocar facilmente os rotores para permitir o uso em várias aplicações. Além disso, há uma variedade de centrífugas disponíveis para a preparação específica de plasma rico em plaquetas (PRP), fibrina rica em plaquetas (PRF) e plasma pobre em plaquetas (PPP).

Chamamos de centrífuga PRP ou centrífuga para Plasma Rico em plaquetas

Ideal para diferentes rotinas de laboratório, as quais requerem precisão e estabilidade na separação de densidades, como PRP e PRF. A centrífuga de laboratório  possui uma programação intuitiva e fácil operação, alternando RPM e Xg para melhor cálculo da rotação. 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])