Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Termociclador de PCR em Tempo Real?

 

 

Se você é um pesquisador ou estudante de biologia molecular, provavelmente já ouviu falar do termociclador de PCR. Essa ferramenta incrível permite a amplificação e detecção simultânea de sequências específicas de DNA, tornando-se indispensável para inúmeras aplicações na área da genética.

Mas afinal, como funciona esse equipamento para laboratório? Quais são suas principais funções e por que ela é tão importante para a pesquisa científica? Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, continue lendo este post e descubra tudo o que precisa saber sobre o termociclador de PCR em tempo real!

Termocicladores de pcr são equipamentos de laboratório que foram desenvolvidos para uma mudança cíclica de temperatura da reação em cadeia da polimerase (PCR). PCR é uma técnica in vitro para a amplificação direcionada de seções de ácido desoxirribonucleico (DNA). A PCR requer uma matriz de DNA e duas sequências curtas de DNA conhecidas chamadas oligonucleotídeos ou primers.

O Termocicladores de pcr , também conhecido como qPCR, é um dispositivo que usa a reação em cadeia da polimerase (PCR) para amplificar e medir a quantidade de material genético presente em uma amostra. Esses dispositivos são muito sensíveis e podem detectar até mesmo pequenas quantidades de material genético. Além disso, o qPCR pode ser usado para monitorar o progresso da reação PCR, permitindo que os cientistas determinem quando a reação está completa.

Esses termocicladores de PCR  são usados para diversos fins, como a detecção de infecções por patógenos e o diagnóstico molecular. Graças à sua alta sensibilidade, o qPCR é particularmente útil para a detecção de material genético em amostras muito pequenas.

 

 

As diferentes funções de um Termociclador de PCR em tempo real

Os termocicladores de PCR são extremamente úteis na amplificação de DNA. Eles são capazes de fornecer resultados rápidos e precisos, além de serem fáceis de operar. Existem muitas diferentes funções que um termociclador de PCR  pode executar, incluindo:

  • Acelerar a análise do DNA: os termocicladores de PCR  podem acelerar significativamente o processo de análise do DNA. Isto é possível graças à tecnologia avançada que eles utilizam para realizar a amplificação do material genético.
  • Diminuir o número de erros: como os termocicladores são capazes de fornecer resultados rapidamente, isto também significa que há menos chances de erros durante o processo. Isto torna-se especialmente útil quando se trata de análises complexas e/ou sensíveis.
  • Ampliar o alcance da tecnologia: os termocicladores  também contribuem para ampliar o alcance da tecnologia. A velocidade com que eles podem processar as análises permite que elas sejam realizadas em vários ambientes, incluindo laboratórios clínicos, escolas e outros.
  • Aumentar a confiabilidade dos resultados: graças à precisão de que os termociclador de PCR  são capazes de oferecer, eles contribuem para aumentar a confiabilidade dos resultados obtidos. Isto significa que as análises feitas com esta tecnologia tendem a ser mais exatas do que aquelas feitas por meios manuais ou por outros equipamentos menos avançados.

Os benefícios de usar um Termociclador de PCR em tempo real

Os benefícios de usar um termociclador de PCR são inúmeros. Além de ser um equipamento extremamente preciso, o Termociclador de PCR em tempo real fornece resultados mais rápidos do que os aparelhos convencionais. Isso é possível porque ele monitora a amplificação do material genético em tempo real, permitindo que os cientistas visualizem os resultados imediatamente. Dessa forma, é possível obter resultados mais confiáveis e aumentar a eficiência do processo de investigação.

 

 

 

Como escolher o melhor Termociclador de PCR para as suas necessidades?

Os termocicladores de PCR oferecem muitas vantagens para laboratórios que desejam realizar PCR em larga escala. Eles são projetados para operar em um grande número de reações ao mesmo tempo, o que os torna ideais para aplicações clínicas e de investigação. Além disso, os termocicladores de PCR  podem fornecer resultados precisos e confiáveis, pois são capazes de monitorar a amplificação do DNA durante o processo.

No entanto, com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher o termociclador ideal para as suas necessidades. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o melhor produto para as suas aplicações:

1. Determine o tamanho do seu lote. Se você planeja executar uma grande quantidade de reações simultaneamente, certifique-se de escolher um termociclador que possua um número suficiente de canais para acomodar seu lote.

2. Certifique-se de que o termociclador de PCR tem as melhores características para atender às suas necessidades. Alguns dos recursos mais comuns incluem a capacidade de controlar precisamente a temperatura, a capacidade de guardar programas personalizados e o tamanho máximo da amostra. Certifique-se de que o modelo que você escolhe possui todas essas características antes de comprar.

3. Considere a relação custo-benefício.
Se você estiver em um orçamento apertado, certifique-se de que o termociclador que você escolhe ofereça os melhores recursos possíveis a um preço acessível. Pesquise online e compare as características e preços de vários modelos antes de tomar uma decisão final.

Com essas dicas úteis, você pode facilmente encontrar o termociclador ideal para as suas necessidades.

Qual é o melhor Termociclador de PCR para iniciantes?

Quando se trata de escolher um termociclador de PCR,  há muitas opções diferentes no mercado. Isso pode ser bastante intimidador para iniciantes, que podem não ter certeza do que procurar. Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher um termociclador de PCR:

Qual é o seu orçamento? Oferecemos  uma variedade de produtos em diferentes faixas de preço. Certifique-se de determinar quanto você está disposto a gastar antes de começar a procurar.

Qual é o seu nível de experiência? Se você é um iniciante completo, pode querer optar por um modelo mais básico e fácil de usar. Por outro lado, se você já tem alguma experiência com PCR, pode querer investir em um modelo mais avançado com mais recursos.

Qual é o tamanho do seu laboratório? Se você tem um laboratório pequeno ou compacto, precisará de um termociclador de PCR de tamanho compacto que se encaixe na área de trabalho limitada.

Entendendo as  etapas do PCR

  • Desnaturação: a dupla fita de DNA é separada sob uma temperatura de 95°C.
  • Anelamento ou Hibridização: os primers se ligam às suas sequências complementares de DNA (a região que se pretende amplificar) e servem como iniciadores para a enzima polimerase. Geralmente essa etapa ocorre sob temperaturas de 60 a 64°C.
  • Extensão ou Polimerização: após identificação do ponto de partida, a taq polimerase liga-se a fita sinalizada pelo primer, complementando-a, e inicia a sequência que será replicada, formando novamente uma fita dupla de DNA. Normalmente ocorre sob temperatura de 72°C.

De 40 a 60 ciclos como este são realizados, promovendo a amplificação de uma região que se pretende analisar (loco humano específico ou material genético de microrganismos).

Já a PCR em Tempo Real ou também denominada qPCR ou PCR Quantitativa foi descrita pela primeira vez em 1993 por Higuchi e seus colaboradores que acoplaram uma câmera de vídeo monitorando a PCR durante todos os ciclos para detectar a fluorescência.

Ela é uma variante da reação de PCR convencional, pois a amplificação e a detecção ocorrem simultaneamente. Consequentemente o resultado é visualizado em tempo real durante a amplificação da sequência de interesse, com possibilidade de gerar resultados quantitativos com maior precisão.

Essa quantificação é mensurada pela quantidade de produto amplificado durante cada ciclo (através da fluorescência emitida). Esta metodologia utiliza um equipamento com sistema de monitoramento da emissão de fluorescência, como por exemplo o Termociclador de PCR.

Diferença entre o termociclador pcr convencional e o termociclador pcr tempo real.

A diferença principal entre o termociclador de PCR convencional e o termociclador de PCR em tempo real reside na capacidade de detecção e análise dos produtos de amplificação. Aqui estão as diferenças chave:

Termociclador de PCR Convencional

  1. Detecção Pós-Amplificação: A detecção e análise dos produtos de PCR são realizadas após a conclusão do processo de amplificação, geralmente através de eletroforese em gel.
  2. Simplicidade: Equipamentos mais simples e focados na amplificação do DNA sem monitoramento em tempo real.
  3. Análise Qualitativa: Principalmente utilizado para verificar a presença ou ausência de um determinado fragmento de DNA.
  4. Risco de Contaminação: Maior risco de contaminação, pois as amostras precisam ser manipuladas pós-amplificação para análise.
  5. Custo: Geralmente mais barato em termos de equipamento inicial.
  6. Tempo de Processamento: Mais demorado, pois requer etapas adicionais após a amplificação para a visualização dos produtos.

Termociclador de PCR em Tempo Real

  1. Detecção e Quantificação em Tempo Real: Permite monitorar a reação de PCR em tempo real, utilizando sondas fluorescentes ou corantes intercalantes, permitindo a quantificação do DNA.
  2. Maior Complexidade Tecnológica: Equipado com sistemas ópticos e de detecção que permitem a análise durante a amplificação.
  3. Análise Quantitativa e Qualitativa: Além de detectar a presença de DNA, também permite quantificar a quantidade de DNA inicial.
  4. Menor Risco de Contaminação: Como a análise é feita em um sistema fechado, há menos manipulação de amostras e menor risco de contaminação.
  5. Custo: Mais caro devido à tecnologia avançada necessária para a detecção em tempo real.
  6. Eficiência de Tempo: Mais rápido, pois a análise é feita simultaneamente à amplificação, sem necessidade de passos adicionais

 

Conclusão

A confiabilidade dos termocicladores pcr após uso extensivo, bem como o suporte fornecido quando surgem problemas, também são considerações importantes na escolha dos termocicladores pcr. Portanto, entender os recursos dos termocicladores pcr  que podem afetar os resultados da PCR pode ajudá-lo a maximizar seu sucesso experimental.

O termociclador pcr convencional não monitora a amplificação em tempo real, enquanto o termociclador pcr tempo real monitora. Isso significa que, com o termociclador pcr convencional, você precisa esperar até o final da reação para saber se houve amplificação e quanto. Com o termociclador pcr tempo real, você pode ver a amplificação em andamento e interrompê-la quando ela atingir o nível desejado.

 

 

 

Solicite seu orçamento em : termociclador pcr tempo real,

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.