Compartilhe esse conteúdo:
Autoclave Horizontal Digital, Capacidade 12 litros com 2 bandejas

Com certeza você já foi submetido à utilização de instrumentos autoclavados, ou como são mais conhecidos, instrumentos esterilizados. Situações do cotidiano colocam você frente a um objeto deste tipo: consulta ao dentista, ida a manicure, exames médicos, cirurgias, sessões de tatuagem, dentre outras. Um dos aparelhos para laboratório que realizam essa esterilização é a autoclave.

O procedimento que elimina toda e qualquer manifestação de bactérias atua na saúde pública como um controle de infecções, já que se contaminado por microrganismos, os instrumentos oferecem risco a pessoa que utilizará a seguir.

Para garantir o desempenho e dessa forma oferecer segurança ao paciente e cliente, a autoclave deve ser submetida periodicamente ao Teste de Esterilização, que analisa o comportamento e os resultados obtidos após o procedimento de avaliação.

Neste post explicaremos passo a passo este procedimento.

Como realizar o Teste de Esterilização em Autoclaves?

O teste se dá com a utilização de duas ampolas como Indicadores Biológicos, preenchidas com os esporos bacterianos resistentes ao calor, Geobacillus stearothermophilus (imagem 1).

Imagem 1 – Esquema de Compositção do Indicador Biológico – Geobacillus Stearothermophilus (Fonte: Cristófoli)

.

Para este procedimento, é necessário possuir além dos Indicadores Biológicos, a Mini-Incubadora e claro, a Autoclave que será submetida ao teste.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.