História da Câmara de Neubauer

O material  de laboratório foi inicialmente usado por médicos para analisar amostras de sangue de pacientes, que foi a centelha inicial que criou o campo da hematologia.O hemocitômetro passou por uma série de grandes desenvolvimentos nos anos 1800 e no início dos anos 1900. O hemocitômetro moderno utiliza um formato de câmara dupla e grades de contagem desenvolvidas por O. Neubauer. Apesar do recente desenvolvimento técnico dos laboratórios científicos, a câmara de neubauer  continua sendo o método mais utilizado para contagem de células em todo o mundo.

Como funciona uma Câmara de Neubauer?

A câmara de neubauer  consiste em uma lâmina de vidro plana com um quadrado marcado no centro. Sobre a lâmina, há uma segunda lâmina com um orifício no centro que se sobrepõe ao quadrado marcado. Uma amostra de sangue ou outro fluido corporal é colocada no quadrado e as duas lâminas são pressionadas juntas, criando uma lente grossa. A amostra é então observada através da lente e as células são contadas manualmente.

O principal benefício de usar uma câmara de neubauer é que ela oferece aos cientistas um meio eficaz e preciso de contar células por meio da microscopia. Esta técnica pode ser usada para contar as células sanguíneas, como os glóbulos brancos e vermelhos, e outras partículas microscópicas presentes no sangue. Além disso, pode ser usado para medir a contagem de plaquetas e outros parâmetros celulares.

 

Vantagens usar uma Câmara de Neubauer

A câmara de neubauer é um instrumento muito útil para a contagem de células, pois possui um design especial que a torna mais eficiente que as câmaras convencionais. Ela é composta por uma placa de vidro com bordas elevadas e um quadrado central marcado, sobre o qual se coloca o slide. As células ficam concentradas no quadrado central, facilitando a contagem.

Além da sua eficiência na contagem de células, a câmara de neubauer também possui outras vantagens. Uma delas é que ela pode ser usada para observar amostras com diferentes densidades celulares, já que as células ficam bem concentradas no quadrado central. Outra vantagem é que a Câmara de Neubauer pode ser facilmente lavada e reutilizada, o que economiza tempo e dinheiro.