Compartilhe esse conteúdo:

Desde que o termômetro de mercúrio foi abolido para a venda os termômetros digitais são cada vez mais utilizados. Por apresentarem alto grau de contaminação ao meio ambiente os termômetros de mercúrio foram proibidos de serem comercializados.

Muitos clientes nos procuram perguntando como escolher o melhor termômetro?

Um termômetro infravermelho  é sempre útil dentro de casa e no laboratório é essencial. Quando pensamos em produtos de laboratório a inclusão de um termômetro infravermelho na lista de produtos pode ajudar em muitas situações. Por efetuar medições em contato físico o termômetro infravermelho evita contaminações. Vários fabricantes de termômetro de mercúrio apoiaram a transição para o termômetro digital. Algumas recomendações da Anvisa quanto a conservação de alimentos, os produtos alimentícios são suscetíveis a contaminação ao longo da cadeia produtiva

Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, para conservação a quente, os alimentos preparados devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação a frio, a temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60ºC (sessenta graus Celsius) a 10ºC (dez graus Celsius) em até 2 (duas) horas. Em seguida, o alimento deve ser conservado sob refrigeração, a temperaturas inferiores a 5ºC (cinco graus Celsius), ou congelado à temperatura igual ou inferior a -18ºC (dezoito graus Celsius negativos).

 

Quando os alimentos cozidos são submetidos a resfriamento sob temperatura ambiente, possibilita-se a proliferação dos micro-organismos. Quanto maior for o tempo de exposição da preparação entre 10ºC e 60ºC, faixa de temperatura na qual a maioria das bactérias se multiplica mais rapidamente, maior o risco de o alimento causar uma Doença Transmitida por Alimentos (DTA).

No monitoramento da temperatura quente ou fria de alimentos, usam-se termômetro digital tipo espeto  ou termômetro infravermelho.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.