Compartilhe esse conteúdo:

Qualquer método ou técnica de processamento de alimentos envolve uma combinação de procedimentos ou operações unitárias que modificam as características da matéria-prima. Atualmente, os consumidores não desejam apenas um alimento com uma ampla vida de prateleira e sem necessidade de refrigeração: também demandam produtos fáceis de preparar, prontos para o consumo, gostosos e atrativos. Além disso, observa-se uma demanda crescente por alimentos mais saudáveis e naturais. Neste post, serão
introduzidos os principais equipamentos de laboratório relacionados à tecnologia de alimentos.

A relevância da tecnologia de alimentos está no desenvolvimento de métodos e processos que possam reduzir as perdas e também aumentar a disponibilidade de
alimentos sem abrir mão da qualidade. A Tecnologia em alimentos (denominação originada do inglês Food Tecnology) é das mais novas especialidades existentes e que surgiram da necessidade da obtenção de mais fartas e constantes fontes alimentares, sendo, destinado a converter as matérias-primas simples e complexas, em produtos alimentícios (EVANGELISTA, 2005).
Apesar das dificuldades em se avaliar as perdas de alimentos, sabe-se que grande parte dos alimentos dos países de baixa renda é perdida no campo, no processamento e na distribuição.
Acredita-se que as perdas de alimentos são de 40% na América Latina e 30% na África.
Estima-se que, se metade das perdas de alimentos no armazenamento fosse evitada, se teriam calorias suficientes para satisfazer a dieta de 500 mil pessoas (BERG, 1973).
“A tecnologia em alimentos tem importância para os países em desenvolvimento ou
desenvolvidos porque, reduzindo as perdas dos alimentos, aumentará a sua disponibilidade” afirma pesquisador.


O profissional desta área deve conhecer muito bem os processos químicos, físicos e biológicos aos quais os alimentos estão submetidos, para assim planejar o que será feito com aquele alimento durante a produção. É possível trabalhar em pesquisas acadêmicas e laboratoriais, na indústria de alimentos e em órgãos regulamentadores da produção de alimentos, entre outras opções.

Especializações
• Microbiologia de alimentos – estuda os microrganismos que vivem nos alimentos.
• Segurança alimentar e nutricional – estuda a qualidade dos alimentos e a segurança para servi-lo.
• Química, física, físico-química e bioquímica dos alimentos e das matérias-primas alimentares – estuda os processos químicos que acontecem no processamento dos alimentos.
• Gastronomia molecular – estuda os processos físicos e químicos que ocorrem na culinária.
• Estudo do valor nutritivo de alimentos – área vinculada à nutrição e à medicina, dedica-se à pesquisa sobre as possibilidades nutricionais dos alimentos.
• Toxicidade e resíduos de pesticidas em alimentos – vinculada à agronomia, estuda a quantidade e qualidade dos agrotóxicos nos alimentos e os métodos mais saudáveis para controle de plantações, que reduzam a toxicidade dos alimentos.

 

Equipamentos para Laboratório de Tecnologia de Alimentos:

Liofilizador
Analisador de atividade de água
Banho Maria ultratermotatizado
Balança semi analítica
Balança Analítica
Balança de Precisão
Estufa de Esterilização e secagem
Estufas com circulação e renovação de ar
Banho Maria Laboratório
Estufa de cultura
Refratômetro Abbe
Microscópio Óptico
Phmetro Portátil
Termômetro portátil digital
Banho ultrassom
Bomba de vácuo laboratório
Agitador magnético
Agitador mecânico
Espectrofotômetro
Autoclave vertical
Cabine de Segurança Biológica
Mufla
Viscosímetro

 

Consulte nossa equipe e conheça toda a linha de materiais para laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

 

 

Fonte: http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra//legado/N/NESPOLO_Cassia_Regina/Praticas_Tecnologia_Alimentos/Lib/Amostra.pdf
http://www.fjn.edu.br/iniciacaocientifica/anais-v-semana/trabalhos/oral/EN0000000011.pdf
http://www.juventudect.fiocruz.br/ciencia-e-tecnologia-de-alimentos