O que é um Eletrodo de pH?
Os eletrodos de pH são sensores analíticos para medir o potencial de hidrogênio (pH), o logaritmo negativo da atividade do íon hidrogênio em solução. O valor de pH de uma substância está diretamente relacionado à razão entre as concentrações do íon hidrogênio [H+] e do íon hidroxila [OH-]. Esta é uma das medições laboratoriais mais comuns porque muitos processos químicos dependem do pH.
Os eletrodos de pH funcionam produzindo um potencial elétrico entre dois líquidos de pH diferente quando entram em contato com lados opostos de uma fina membrana de vidro, conhecida como elemento de pH. Este potencial de voltagem é uma função da acidez livre ou alcalinidade livre da solução. O elemento de pH é permeável por íons H+, e o eletrodo de pH é preenchido com solução neutra, que por definição contém um número igual de íons H+ e OH-.
A sonda de pH é então imersa na solução de H+ e a membrana de vidro é permeada pelos íons H+ que exercem um potencial positivo no eletrodo sensor. Essa diferença de potencial é medida por um medidor de pH e convertida em uma saída de pH. Quando a sonda está imersa em um ambiente alcalino, os íons H+ migram para fora da sonda, deixando um excesso de íons OH- dentro da sonda,
Onde são utilizados os eletrodos de pH?
Os eletrodos de ph são sondas acopladas ao medidor de pH, são chamadas de células de pH. Em várias aplicações da indústria e na pesquisa é necessário controlar de forma permanente o valor pH mediante eletrodos de pH.
Devido ao fato dos eletrodos de pH poderem ser usados em diferentes segmentos são necessários eletrodos de pH com diferentes características técnicas.
Os critérios mais importantes dos eletrodos de pH são a aplicação a qual se destinam. Com esse objetivo gostamos de orientar o cliente que a parte mais especial de um phmetro é o eletrodo de pH ou sensor de pH, o eletrodo de pH é responsável por transmitir os milivolts que são transformados em índice de pH. Caso o eletrodo de ph não seja apropriado para a medição ou esteja com sujidade a leitura vai sofrer total interferência.
Como realizar a manutenção do eletrodo de pH
Os eletrodos de pH são enviados com os eletrodos úmidos. Antes de usar seu eletrodo pela primeira vez, siga estas três etapas para condicionar seu eletrodo:
- Remova a tampa protetora ou capa de borracha da parte inferior do sensor e lave o eletrodo com água destilada ou deionizada.
- Coloque o eletrodo em um béquer contendo um dos líquidos listados abaixo (em ordem de capacidade iônica para condicionar o eletrodo). Mergulhe por 20 minutos.
- 3,8 M ou 4,0 M KCL
- tampão de pH 4,0
- 7,0 tampão de pH
Nota: Nunca condicione um eletrodo de pH em água destilada ou deionizada – a exposição prolongada à água pura danificará a membrana de vidro especial.
- Após condicionar o sensor por 20 minutos, enxágue o eletrodo de ph com água destilada ou deionizada. O eletrodo está agora pronto para calibração e medição de pH.
O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração ou solução tampão. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições porém aconselhamos a calibração diariamente. Indicamos a solução tampão ph 4 e 7 para serem utilizadas, além da solução de limpeza para eletrodo mais conhecida como pepsina.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
3 Comentários
José Celso Oliveira dos Santos 8 de julho de 2011 - 18:57
Prezados Senhores,
O sensor ORP pode ser usado para soluções orgânicas e inorgânicas?
Como se faz a calibração desse tipo de sensor, ou seja, quais soluções utilizadas? São as mesmas que as para soluções aquosas?
Atenciosamente.
SP Labor 13 de julho de 2011 - 12:25
Os eletrodos ORP não precisa de calibração com o medidor, tais como pH. Ainda assim, os eletrodos ORP precisam ser condicionados antes do uso. Quando o eletrodo é novo, mergulhe a extremidade em água quente da torneira. Isto irá melhorar o fluxo da junção de referência. Para verificar a função do eletrodo, mergulhe a extremidade em solução HI 7021L ORP ou 7022L HI. A leitura deve ser + / – 50mV a partir do valor indicado no frasco. Se a leitura não está dentro do + /-50mV, oxidantes ou tratamento de redução com HI 7092 ou HI 7091 é necessária. Ele também irá preparar a superfície do eletrodo e acelerar o tempo de resposta inicial. Desde eletrodos em linha de processo já está em uma solução, um teste simples com um HI 7021L ou 7022L HI irá mostrar-lhe a condição do eletrodo. Caso a sua sonda não ser preciso o suficiente após o condicionamento e testes, siga o procedimento de limpeza.
Fabiano Siegel 18 de setembro de 2013 - 8:45
Bom dia
Este eletrodo pode ser usado como sonda podendo ficar submerso?
Quero usar ele em uma caixa de agua de 1 milhao de litros.
At Siegel