Compartilhe esse conteúdo:

Com tantos equipamentos de laboratórios,  presentes na área de trabalho laboratorial, é natural que com o incessante uso e tempo de utilização, estes precisem de ajustes, manutenção e até de consertos. Porém, é possível evitar o transtorno de ficar sem o equipamento no laboratório ou então ter suas funções limitadas.

A manutenção preventiva em equipamentos para laboratórios é a forma que laboratórios e hospitais encontraram para evitar a quebra dos aparelhos e equipamentos laboratoriais, diminuindo assim, o custo em manutenção e também o prazo para concerto do mesmo.

Num primeiro momento, o custo por este tipo de manutenção pode ser um pouco elevado, pois diversos equipamentos precisarão de ajustes, reparos e limpeza. Depois desta primeira manutenção realizada, o acompanhamento técnico garantirá que todo o laboratório opere dentro de um cronograma de manutenção para que futuros problemas sejam previamente percebidos.

Dessa forma, se a limpeza da cuba de um Destilador de Água, por exemplo, for realizada com certa periodicidade, não será necessário que o equipamento deixe de trabalhar de forma efetiva ou passe a apresentar problemas para que então, a necessidade da limpeza seja percebida. A quebra, desgaste ou mau funcionamento do equipamento para laboratório, são evitados com cuidados tomados previamente, na medida de manutenção preventiva.

Para a comodidade dos profissionais de laboratório, é recomendado que quando há a possibilidade, acessórios de reposição sejam utilizados. Como por exemplo, no caso do Deionizador e sua Coluna Deionizadora.

Depois de certo tempo de uso, é necessário que a Coluna Deionizadora seja regenerada, pois deixa de purificar a água de forma eficiente devido ao desgaste. Assim sendo, o ideal é que o usuário possua uma Coluna Sobressalente para Deionizador, para efetuar a troca e prosseguir com a utilização do equipamento enquanto a Coluna ineficiente, passa pela regeneração na Assistência Técnica autorizada, explica o responsável pela Assistência Técnica da SPLABOR Equipamentos para Laboratórios.

Cuidados como este geram mais durabilidade para os equipamentos de laboratórios, mais segurança para os usuários e diminui o risco de procedimentos e pesquisas serem prejudicados por conta de quebra e mau funcionamento dos equipamentos para laboratórios.

No caso de hospitais, além de todas essas vantagens, a manutenção preventiva auxilia  de forma direta no atendimento de qualidade ao usuário do sistema de saúde, já que atenua as chances de tratamentos e atendimentos deixarem de ser realizados por danificações nos aparelhos.