3 de dezembro de 2012

Com tantos equipamentos de laboratórios, aparelhos para laboratórios e materiais para laboratório presentes na área de trabalho laboratorial, é natural que com o incessante uso e tempo de utilização, estes precisem de ajustes, manutenção e até de consertos. Porém, é possível evitar o transtorno de ficar sem o equipamento no laboratório ou então ter suas funções limitadas.

A manutenção preventiva em equipamentos para laboratórios é a forma que laboratórios e hospitais encontraram para evitar a quebra dos aparelhos e equipamentos laboratoriais, diminuindo assim, o custo em manutenção e também o prazo para concerto do mesmo.

Num primeiro momento, o custo por este tipo de manutenção pode ser um pouco elevado, pois diversos equipamentos precisarão de ajustes, reparos e limpeza. Depois desta primeira manutenção realizada, o acompanhamento técnico garantirá que todo o laboratório opere dentro de um cronograma de manutenção para que futuros problemas sejam previamente percebidos.

Dessa forma, se a limpeza da cuba de um Destilador de Água, por exemplo, for realizada com certa periodicidade, não será necessário que o equipamento deixe de trabalhar de forma efetiva ou passe a apresentar problemas para que então, a necessidade da limpeza seja percebida. A quebra, desgaste ou mau funcionamento do equipamento para laboratório, são evitados com cuidados tomados previamente, na medida de manutenção preventiva.

Para a comodidade dos profissionais de laboratório, é recomendado que quando há a possibilidade, acessórios de reposição sejam utilizados. Como por exemplo, no caso do Deionizador e sua Coluna Deionizadora.

Depois de certo tempo de uso, é necessário que a Coluna Deionizadora seja regenerada, pois deixa de purificar a água de forma eficiente devido ao desgaste. Assim sendo, o ideal é que o usuário possua uma Coluna Sobressalente para Deionizador, para efetuar a troca e prosseguir com a utilização do equipamento enquanto a Coluna ineficiente, passa pela regeneração na Assistência Técnica autorizada, explica Fabrício de Deus, responsável pela Assistência Técnica da SPLABOR Equipamentos para Laboratórios.

Cuidados como este geram mais durabilidade para os equipamentos de laboratórios, mais segurança para os usuários e diminui o risco de procedimentos e pesquisas serem prejudicados por conta de quebra e mau funcionamento dos equipamentos para laboratórios.

No caso de hospitais, além de todas essas vantagens, a manutenção preventiva auxilia  de forma direta no atendimento de qualidade ao usuário do sistema de saúde, já que atenua as chances de tratamentos e atendimentos deixarem de ser realizados por danificações nos aparelhos.

6 Comentários to “ Manutenção Preventiva | Medida garante qualidade, durabilidade e baixo custo para laboratórios ”

  1. Taciana disse:

    Gostaria de um email para enviar solicitação de orçamento para manutenção preventiva.

    Grata

    Taciana
    Mongaguá/SP

  2. SPLABOR disse:

    Bom Dia Taciana.
    O e-mail para você solicitar orçamento quanto a Manutenção Preventiva é o assistencia1@splabor.com.br.

    Qualquer dúvida, estou a disposição.

    Atenciosamente.

  3. Vanessa de Souza Correia Messias Ferraz disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se vcs dão curso de capacitação em manutenção de equipamentos de laboratório, pois temos muita dificuldade em conseguir manutenção para nossos equipamentos e uma vez capacitadas poderíamos resolver problemas mais simples. Sou técnica de laboratórios do Instituto Federal de Rondônia e a dificuldade é grande quando precisamos de manutenção em algum equipamento, por isso gostaria de fazer um curso de capacitação juntamente com minha equipe.
    Aguardo vossa resposta

  4. Solicitação de informação quanto a existência de algum contrato de manutenção com órgão público federal visando a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Pois, temos laboratórios de eletrônica, eletrotécnica, química, petroleo e gás, entre outros com equipamentos eletrônicos que necessitam de manutenções. Temos interesse em realizar um contrato de manutenção,mas não tenho nenhum modelo. Sou Diretor de Administração do Campus Aracaju. Aguardo retorno.

  5. Laís Pinheiro disse:

    Prezados, bom dia!
    Necessitamos de orçamento de contrato de manutenção preventiva e corretiva em microscópios e centrífugas.
    Gentileza informar endereço de e-mail para que eu possa enviar o Anexo Técnico, documento no qual constam relação dos equipamentos, quantidade, necessidades e normas.
    Aguardo breve retorno.

  6. Alexandre Roberto disse:

    Boa tarde trabalho com a fabricação de resistências elétricas e atualmente atendo varias empresas no seguimento medico , fabricando resistências para auto claves ,aletas ,estufas etc
    Preciso de seu contato para fazermos parcerias temos preços pois somos fabricantes de resistências elétricas
    Att Alex yuri Jcs resistências 15-30167975

Deixe seu comentário


9 − = três