Compartilhe esse conteúdo:

Muitos profissionais que desejam empreender em um novo negócio nos perguntam: Como abrir uma farmácia de manipulação? A SPLABOR responde neste texto, esclarecendo algumas dúvidas e oferecendo informações relevantes e diretas. Conheça agora alguns passos que você deve seguir na abertura, montagem de uma Farmácia de Manipulação:

Localização

O primeiro passo é analisar o território, realizando um levantamento na região onde você pensa em montar a farmácia de manipulação, para constatar quantas do mesmo ramo já existem, se o local é seguro e de fácil acesso.

Estrutura

O ambiente ideal para a manipulação de medicamentos requer uma área limpa e arejada, contendo espaços específicos para armazenamento, manipulação e dispensação, por exemplo. O local deve fornecer subsídios para uma produção de qualidade.

Equipamentos e Utensílios Necessários como sugestão:

Os equipamentos para farmácia de manipulação  podem variar, a escolha de quais adquirir depende dos tipos de medicamentos que serão produzidos, mas podemos aqui apontar os que geralmente fazem parte da lista de investimentos dos novos empresários farmacêuticos:

Balança de precisão analítica;

Balança semi analítica;

Aparelho ponto de fusão;

Agitador mecânico;

Deionizador de água;

Dessecador de vidro;

Capela de exaustão de gases

Estufa de esterilização e secagem;

Chapa aquecedora para laboratório;

Medidor de ph;

Destilador de água;

Viscosímetro;

Termômetros e higrômetros;

Osmose reversa para farmacia de manipulação;

Agitador magnético com aquecimento;

Condutivímetro  de bancada

Vidraria certificada pela Rede Brasileira de Calibração (RBC)

Erlenmeyer;

Tubo de ensaio;

Pipeta;

Bureta;

Bico de bunsen;

Gral e pistilo;

Barrilete;

Pipeta graduada;

Balão volumétrico;

Almofariz;

Pistilo de Porcelana;

Pipeta volumetrica;

Kitassato;

Dessecador;

Funil de Buchner;

Picnômetro;

Bastão de vidro;

Funil de separação;

Tela de amianto para laboratório;

Lava olhos;

 

Papel indicador de ph  ou Fita de ph

Proveta graduada;

Almofariz e pistilo;

Papel filtro laboratório;

Capsula de porcelana;

Cadinho de porcelana;

Barra magnética ou peixinho;

Funil de vidro;

Becker de vidro;

Estante para tubo de ensaio;

Balão volumétrico;

Solução tampão de ph;

Pipeta volumétrica;

Dispensador de Laboratório

Tubo de ensaio com tampa;

Bureta graduada;

Espátula de laboratório;

Pesa filtro;

 

Os equipamentos para farmácia de manipulação  podem variar, a escolha de quais adquirir depende dos tipos de medicamentos que serão produzidos, mas podemos aqui apontar os que geralmente fazem parte da lista de investimentos dos novos empresários farmacêuticos:

Mão de Obra

Ao pensar em como montar uma estrutura de farmácia de manipulação, é de extrema importância conhecer os procedimentos e a rotina deste tipo de negocio, para assim, investir em profissionais que possam exercer as funções exigidas pelo ramo da empresa. De forma simples, é possível constatar a necessidade de se ter um farmacêutico responsável, uma secretária/recepcionista e alguns técnicos.

Matérias-Primas

Neste passo, assim como a determinação dos equipamentos utilizados em farmácia de  manipulação, a escolha também irá de acordo com os medicamentos que serão produzidos/manipulados na farmácia. É necessário pesquisar sobre os fornecedores e vale até pedir indicações a colegas de empreendimento ou empresas do ramo laboratorial.

Legislação

Como toda empresa, as farmácias de manipulação possuem um órgão regulador, que neste caso é a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que fiscaliza se suas normas estão sendo seguidas através de vistorias realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias locais.

Além destes itens e dos equipamentos para laboratório de manipulação já citados, também é necessário a compra de acessórios para farmácia de manipulação, como por exemplo: gral com pistilo, pissetas, espátulas…

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.