Compartilhe esse conteúdo:

Precisando de Equipamentos para Laboratório?

O objetivo desse post é desmistificar os proprietários de escolas, pesquisadores, empresários que estão iniciando um empreendimento (laboratório para farmácia de manipulação, laboratório de análises clínicas, laboratório para controle de qualidade da água…) que a montagem de um pequeno laboratório inicial não é uma tarefa das mais difíceis, mas requer um investimento considerável,.

Independente do ramo de atuação é necessária a contratação de responsável técnico que assumirá a responsabilidade pelas atividades laboratoriais através do TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do laboratório.

Como iniciar um Projeto de Compra de Materiais para o Laboratório?

Pode ser  um biólogo, farmacêutico, bioquímico ou  técnico que vai direcionar as análises a serem efetuadas. Sem um profissional especializado o início do empreendimento fica inviável.

O responsável técnico assumirá perante a vigilância a responsabilidade,  e responderá pelos processos a serem implementados. Também será esse mesmo profissional que vai indicar os primeiros produtos para laboratório a serem adquiridos.

O item segurança nunca pode ser negligenciado, e fatores com ventilação, exaustão, separação de reagentes químicos (almoxarifado) precisam ser projetados no início do empreendimento.

Os principais equipamentos de laboratório constam na lista abaixo:

* autoclave
* estufa de esterilização
* agitador magnético
* banho maria laboratório
* destilador de água em inox
* phmetro
* deionizador de água
* capela de exaustão
* balança de precisão
* esterilizador de agulhas

Planejamento de um Laboratório

Iniciar um novo laboratório é um empreendimento emocionante, cheio de promessas, criatividade e novas descobertas. Também não é a coisa mais fácil de realizar.

Uma deliberação considerável é necessária para iniciar um laboratório, incluindo licenças e inúmeras decisões que você precisa tomar.

Conclusão

As principais compras de equipamentos para laboratório, sem dúvida, variam de laboratório para laboratório, dependendo das necessidades de pesquisa. Ainda assim, também é útil colaborar com outras pessoas e identificar coisas como equipamentos compartilhados e outros equipamentos especializados compartilhados entre os  laboratórios. Quando se trata do essencial, vale a pena cobrir o máximo de bases que puder, mesmo que não haja uma necessidade imediata. Aqui acima está uma lista de muitos dos itens básicos que todos os laboratórios devem comprar, segmentados de acordo com uma necessidade específica.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])