Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Estufa de Esterilização? Por que esse equipamento é importante e como funciona?

 

 

 

Uma estufa de esterilização é um equipamento utilizado principalmente em laboratórios, hospitais, clínicas odontológicas e outros ambientes onde a esterilização de materiais é essencial. Seu principal objetivo é eliminar todos os microrganismos presentes nos instrumentos, tornando-os aptos para serem utilizados em procedimentos sem o risco de contaminação.

A esterilização por calor seco ou seja a estufa de esterilização e secagem é mais indicada para vidraria, metais e substâncias em pó, este tipo de esterilização não danifica os materiais de corte, nem forma ferrugem. Entretanto, o material a ser esterilizado por calor seco deve ser resistente a variação de temperatura.

As estufas de laboratório  são aparelhos multifuncionais usados ​​em indústrias científicas e de manufatura. Suas funções são essenciais no processo de assar, curar ou secar várias substâncias que são posteriormente utilizadas em laboratórios de ciências, na indústria farmacêutica e em processos de produção.

 

 

Usos da Estufa de Esterilização no  laboratório

As estufas de esterilização  aquecem o material através do método de convecção. O material é colocado em uma câmara separada em vez da câmara principal. Evita alterar o material, mas o calor é forte o suficiente para secá-lo ou curá-lo. Uma estufa de esterilização pode ir até 250°C.

 

 

 

Estufa de Secagem Microprocessada Digital em aço inox – Modelo SP400

Como funciona a esterilização por calor seco na Estufa de Esterilização?

  1. Calor Seco: A estufa de esterilização utiliza calor seco para eliminar microrganismos. Este método é diferente da autoclave, que usa vapor saturado sob pressão.
  2. Temperatura e Tempo: A esterilização é geralmente realizada a temperaturas entre 160°C e 180°C, dependendo do tipo de material a ser esterilizado. O tempo pode variar, mas geralmente é de pelo menos uma hora para garantir a destruição completa de todos os microrganismos.
  3. Ciclo: Os materiais são colocados dentro da estufa de esterilização que é então fechada e aquecida até a temperatura desejada. Uma vez atingida essa temperatura, ela é mantida pelo tempo necessário para esterilização. Depois desse período, a estufa é desligada e permite-se que os materiais esfriem antes de serem removidos.

Como é construída uma Estufa de Esterilização?

As estufas de esterilização têm paredes duplas com uma camada de isolamento (geralmente ar) entre elas, para economizar energia. A parede interna é feita de materiais com baixa condutividade térmica. A camada externa é feita de metal. Estão equipados com um ventilador de circulação de ar quente, que permite uma distribuição uniforme do calor (modelos com circulação de ar forçada)

Onde são utilizadas as Estufas de Esterilização?

 

Recozimento


Certos materiais como vidro ou aço requerem alguns passos para aumentar sua flexibilidade. Como as estufa de esterilização podem aquecer e resfriar a matéria sem danificá-la, eles são usados ​​em indústrias de metalurgia ou dispositivos médicos. Os materiais que passaram pelo processo de recozimento são facilmente cortados e modelados em produtos designados.

Os laboratórios farmacêuticos

Na indústria farmacêutica têm um grande uso das estufas de esterilização. O processo de cozedura aquece a matéria sem a desumidificar. Em outras palavras, economiza a umidade da substância.

Secagem

A secagem é necessária para laboratórios clínicos e biológicos para preservar os materiais por desumidificação. Estufas a vácuo e  removem cuidadosamente a umidade para secar a amostra a uma temperatura mais baixa.

Cura 

Cura é outra aplicação conveniente das estufas de esterilização. Indústrias de semicondutores e áreas científicas que utilizam polímeros em suas pesquisas se beneficiam muito com o processo de cura. É um meio de fazer colas, epóxis e uma variedade de compostos poliméricos. Também é usado em sistemas espaciais devido à melhor resistência de união entre os materiais.

Esterilização

Por último, estufas de esterilização são usadas ​​na área laboratorial para esterilização. O calor da estufa  esteriliza equipamentos de laboratório usados ​​para operações, bem como vidrarias que precisam ser limpas para fins de pesquisa. A temperatura para esterilização é de cerca de 250° C. O método em si dura pelo menos 45 minutos, após os quais o material é resfriado gradualmente para evitar rachaduras.

 

 

Precisando de mais informações sobre  estufas de esterilização não deixe de entrar em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.