Compartilhe esse conteúdo:

A Eletroforese é o processo de migração de espécies carregadas eletricamente, quando são dissolvidas ou suspensas em um campo elétrico. A cuba de eletroforese é o equipamento de laboratório utilizado para esse tipo de análise, muito útil no estudo de proteínas, por exemplo. Pode ser encontrada como eletroforese horizontal ou eletroforese vertical e nesse post falaremos um pouco sobre a utilização desse equipamento.

Quando as moléculas são dispostas em um campo elétrico, migram para o pólo positivo ou negativo, fazendo a separação.O procedimento ao realizar tal análise é muito simples, ou seja, após o preparo do equipamento com os respectivos reagentes e a placa em gel moldada com seus respectivos poços delimitados, basta adicionar a amostra a ser analisada em um desses poços e ligar o equipamento. A corrente elétrica irá percorrer a placa de uma extremidade a outra, proporcionando toda a migração já mencionada, possibilitando ao final do procedimento, o usuário realizar a leitura da mesma.

Para que a cuba de eletroforese possa funcionar de forma eficiente, uma série de recursos precisa estar em regularidade. São eles:

  • Bandeja de Gel: existem diferentes tamanhos de plástico transparente à UV. As extremidades são abertas para montar o gel e depois removidas na eletroforese. A montagem do gel é feita na bandeja, podendo ser utilizado delimitadores de borracha.
  • Pentes: são utilizados para fazer poços aonde as amostras serão aplicadas. São diversas as opções de pentes, com regulagem de altura e diferentes espessuras e número de amostras.
  • Transiluminador ou caixa de luz UV: utilizado para visualizar o DNA. É indicado usar proteção nos olhos.
  • Marcador de Peso Molecular
  • Corante não Mutagênico Safer
  • Agarose

Características gerais da cuba de eletroforese oferecida pela Splabor

A cuba é de alta qualidade e possui proteção contra vazamentos. Além disso, o seu design com alta transparência permite a fácil visualização das amostras durante a corrida. As combinações entre bandejas e diferentes tipos de pentes e géis proporciona a diversidade em cada análise.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.