Compartilhe esse conteúdo:

Conhecer o processo da centrifugação é fundamental em um ambiente laboratorial. Uma centrífuga é dotada de rotores para a adaptação de tubos, os tubos podem ser de diversos tamanhos, que contendo uma amostra em movimento circular uniforme dotado de grande velocidade angular e raio apreciável produz o que chamamos de centrifugação. A principal aplicação da centrifugação é na separação de diferentes fases de uma amostra laboratorial, em especial uma fase sólida de uma aquosa.

Muitas vezes o processo de centrifugação é o mais eficiente dentro do laboratório para a remoção das impurezas.  Com o processo  de centrifugação partículas muito pequenas que poderiam passar pelos filtros são removidas. Existem diversos tipos de centrífuga: centrífuga de bancada, centrífuga de sangue, centrífuga para tubos tipo eppendorf, centrífuga refrigerada, centrífuga para microplacas, centrífuga para microtubos, centrífuga microhematócrito … O importante é o usuário receber uma boa orientação técnica para a escolha mais apropriada a sua aplicação.

 

Cuidados ao utilizar uma centrífuga de laboratório:

Utilizar óculos de proteção sempre;
Colocar os tubos falcon aos pares na centrifuga e sempre em sentido oposto um ao outro, a fim de balancear o peso sobre o eixo central;
Se ao ligar a centrífuga laboratorial  ocorrerem vibrações, desligá-la e revisar todos os seus passos junto ao manual de instruções; Em caso de quebra dos tubos de ensaio desligue a centrífuga e certifique-se de que o rotor parou completamente antes de iniciar a limpeza. Use jaleco, luvas e óculos. Com a tampa da centrífuga  aberta, recolha os fragmentos maiores de vidro  com uma pinça e remova os pequenos fragmentos de vidro com um pano úmido e sem fiapos. Nunca insira sua mão. Absorva o líquido  com uma gaze ou uma toalha de papel e depois sele o material em um saco de risco biológico para um descarte seguro. Use um pano impregnado com agentes de limpeza neutros e limpe as peças contaminadas para limpeza e desinfecção, por exemplo, desinfetante à base de álcool diluído neutro ou mistura de álcool isopropílico a 70%.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])