Compartilhe esse conteúdo:

O que é Centrifugação?

Conhecer o processo da centrifugação é fundamental em um ambiente laboratorial. Uma centrífuga é dotada de rotores para a adaptação de tubos, os tubos podem ser de diversos tamanhos, que contendo uma amostra em movimento circular uniforme dotado de grande velocidade angular e raio apreciável produz o que chamamos de centrifugação.

A principal aplicação da centrifugação é na separação de diferentes fases de uma amostra laboratorial, em especial uma fase sólida de uma aquosa.

Muitas vezes o processo de centrifugação é o mais eficiente dentro do laboratório para a remoção das impurezas.  Com o processo  de centrifugação partículas muito pequenas que poderiam passar pelos filtros são removidas.

Tipos de Centrífuga Laboratórial

Existem diversos tipos de centrífuga: centrífuga de bancada, centrífuga de sangue, centrífuga para tubos tipo eppendorf, centrífuga refrigerada, centrífuga para microplacas, centrífuga para microtubos, centrífuga microhematócrito … O importante é o usuário receber uma boa orientação técnica para a escolha mais apropriada a sua aplicação.

Como escolher a cruzeta  para a Centrífuga Laboratorial?

1) Quais são seus requisitos de velocidade?

As velocidades da centrífuga são medidas em RPMs, ou revoluções por minuto, que descrevem a velocidade com que o rotor da centrífuga gira. Eles também são medidos em RCF, ou força centrífuga relativa, que se refere à quantidade de força ou aceleração que é exercida sobre a amostra.

À medida que a velocidade da rotação aumenta, os materiais mais densos se afastam do eixo de rotação e os materiais mais leves se aproximam. Os requisitos de velocidade e força variam de acordo com a aplicação, portanto, obter a centrífuga apropriada que atenda às suas necessidades específicas é o primeiro passo crucial ao selecionar uma centrífuga.

2) Que tipo de rotores você precisa?

Além dos requisitos de velocidade e força, o rotor usado é igualmente importante; pois você precisará de um rotor apropriado para sua aplicação dentro da faixa de velocidade da centrífuga laboratorial e que você precisa. Os rotores são usados ​​para apoiar os tubos de amostra durante a operação da centrífuga.

Os dois tipos principais de rotores são rotores de caçamba oscilante e rotores angulares. Um rotor de balde oscilante usa baldes para conter os tubos de amostra. As caçambas giram em um ângulo crescente até ficarem quase perpendiculares à medida que a velocidade do rotor aumenta. Os rotores de caçamba oscilantes são ideais para aplicações de baixa velocidade e alta capacidade.

Um rotor de ângulo fixo, os tubos são ajustados em um ângulo de 45 graus durante toda a rotação. Os rotores de ângulo fixo são ideais para amostras de alta velocidade, mas de menor capacidade, pois giram até 3 ou 4 vezes mais rápido que os rotores de caçamba giratória.

3) Suas amostras precisam ser refrigeradas?

Principalmente existem dois tipos de centrífugas de laboratório, ventiladas e refrigeradas. Uma centrífuga ventilada puxa o ar para dentro da tigela e, em seguida, retira esse ar da unidade. Isso manterá o conteúdo da tigela a uma temperatura ligeiramente superior à temperatura ambiente do laboratório ao redor. Deve-se notar também que esta temperatura aumentará durante um ciclo de centrifugação típico de 10 minutos, o aumento, no entanto, variará vários graus. As centrífugas ventiladas são adequadas para aplicações onde o controle preciso da temperatura não é crítico.

Para aplicações que exigem controle preciso da temperatura ou uma temperatura interna mais baixa durante a operação, as centrífugas refrigeradas são a melhor solução. As centrífugas refrigeradas incluem sistemas de refrigeração que abaixam e mantêm as temperaturas predefinidas durante a operação. Eles também são selados e são capazes de moderar o calor gerado pelos rotores enquanto operam em RPMs mais altas.

Se o controle de temperatura não for necessário para sua aplicação, uma centrífuga ventilada deve ser considerada devido ao seu menor custo e menor área ocupada. As centrífugas refrigeradas são maiores do que a centrífuga ventilada equivalente e é necessário espaço adicional para ventilação ao redor da unidade.

4) Qual o tamanho dos tubos que você usará na centrífuga?

A capacidade que você precisa que sua centrífuga laboratorial retenha é essencial para seu processo de seleção. Cada centrífuga de laboratório tem um número fixo de tubos de amostra que pode conter durante uma corrida. Saber quantos tubos precisam girar ao mesmo tempo e qual será o tamanho desses tubos ajuda nas decisões de seleção da centrífuga. Por exemplo, os rotores angulares são destinados a oito tubos de 50 mL e só podem ser usados ​​para esse tamanho. Um rotor de balde oscilante pode conter até 20 tubos do mesmo tamanho e pode usar inserções dentro dos baldes para acomodar tubos de diferentes tamanhos.

Também algo a considerar, as inserções ou rotores que você usaria são projetados para uso apenas com tubos cônicos, redondos ou de fundo plano. É importante usar apenas tubos com formato correto para o inserto ou rotor que você selecionar, para que os tubos e amostras não sejam apenas apoiados adequadamente, mas também não sejam esmagados durante a operação.

Cuidados ao utilizar uma centrífuga de laboratório

  • Utilizar óculos de proteção sempre;
  • Colocar os tubos falcon aos pares na centrifuga e sempre em sentido oposto um ao outro, a fim de balancear o peso sobre o eixo central;
  • Se ao ligar a centrífuga laboratorial  ocorrerem vibrações, desligá-la e revisar todos os seus passos junto ao manual de instruções;
  • Em caso de quebra dos tubos de ensaio desligue a centrífuga e certifique-se de que o rotor parou completamente antes de iniciar a limpeza. Use jaleco, luvas e óculos.
  • Com a tampa da centrífuga  aberta, recolha os fragmentos maiores de vidro  com uma pinça e remova os pequenos fragmentos de vidro com um pano úmido e sem fiapos. 
  • Nunca insira sua mão. Absorva o líquido  com uma gaze ou uma toalha de papel e depois sele o material em um saco de risco biológico para um descarte seguro. 
  • Use um pano impregnado com agentes de limpeza neutros e limpe as peças contaminadas para limpeza e desinfecção, por exemplo, desinfetante à base de álcool diluído neutro ou mistura de álcool isopropílico a 70%.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])