Compartilhe esse conteúdo:

 

Dentre os diversos fatores do ambiente físico, a temperatura tem sido considerada como um dos
principais responsáveis tanto pela porcentagem final de germinação como pelo índice de velocidade (IVG), por afetar especialmente a velocidade de absorção de água, e a reativação das reações metabólicas, fundamentais aos processos de mobilização de reservas e a retomada de crescimento da radícula (BEWLEY & BLACK, 1994).

Outro fator que vem sendo amplamente estudado é a luz, a qual exerce grande influência na germinação, sendo o embrião responsável pela percepção e tradução do estímulo luminoso (KOLLER, 1972). Segundo Bewley & Black (1994), a sensibilidade das sementes à luz varia em função da espécie, da temperatura e do tamanho das sementes. Em geral, a luz é geralmente necessária para a germinação de sementes pequenas, denominadas fotoblásticas positiva (ABREU & GARCIA, 2005; BEWLEY & BLACK, 1994)

Empregada principalmente no estudo e produção de sementes e mudas, a Câmara de Germinação com Fotoperíodo oferece ao pesquisador a possibilidade de simular neste equipamento para laboratório, as características térmicas e de inserção de luz tanto do dia, quanto da noite.

Durante pesquisas realizadas com as sementes e mudas, o pesquisador necessita de dados que podem ser adquiridos apenas no período noturno ou vice e versa. Com isso, ele pode através desta Câmara de Germinação simular as características gerais de cada período independentemente de qual esteja ocorrendo fora dela.

É comum ouvir esta Câmara de Germinação sendo chamadas de Câmara de Germinação BOD, mas a relação estabelecida está incorreta, já que são dois tipos distintos de equipamentos para laboratórios.

Enquanto a Câmara de Germinação com Fotoperíodo apenas simula as características do dia e da noite, a Câmara Incubadora B.O.D oferece condições necessárias para o teste de Demanda Biológica de Oxigênio (B.O.D) ou Demanda Bioquímica de Oxigênio, como também é conhecida.

Na SPLABOR , este equipamento para laboratório pode ser encontrado. A Câmara de Germinação com Fotoperíodo são montadas em gabinetes parecidos com o de geladeira, em aço 1020 com pintura eletrostática anti-corrosiva, reservatório interno de 30 litros que proporciona umidade por evaporação natural, dois controladores de temperatura microprocessado digital com sistema PID para fazer alternância dos parâmetros climáticos, e exerce a simulação de período dia/noite (fotoperiodo) através de 4 lâmpadas fluorescentes 20 watts cada, reator eletrônico de partida para iluminação interna.

A Estufa de Germinação oferecida pela SPLABOR também possui dois controladores horário de 24 horas com divisão de 15 em 15 minutos para programação (1 simulação fotoperíodo dia/noite e 1 simulação de alternância de temperatura). Painel frontal superior com controlador de temperatura, chave liga/desliga, temporizador ajustável do fotoperíodo e leds com indicação de aquecimento e refrigeração, com teclas soft-touch. Além disso, o cabo de força que acompanha o equipamento possui dupla isolação e plug com três pinos, duas fases e um terra, de acordo com as normas ABNT NBR 14136.

A Câmara de Germinação com Fotoperíodo pode ser empregada em diversas finalidades, indo de pesquisas universitárias a estudos industriais no ramo alimentício e de produção, por exemplo.

Um estudo publicado na Revista Cientifica Eletrônica de Agronomia em dezembro de 2011, relata uma pesquisa realizada com o intuito de determinar a qualidade das sementes de girassóis que viriam a ser utilizadas na produção do Óleo, comestível e bem utilizado pela população. O estudo permitiu saber além da qualidade das sementes, quais empresas investiam nos melhores lotes. A análise foi feita com a disposição das sementes ao fotoperíodo da Câmara de Germinação. 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.