Compartilhe esse conteúdo:

Medidas gerais de prevenção indicam o uso de autoclave, para material clínico, placas e tubos de cultura, antes de serem descartados no lixo hospitalar ou mesmo quando encaminhados para incineração

Vamos esclarecer nesse post os princípios da esterilização em autoclave.

O que é autoclavagem?

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no laboratório e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
O processo inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre o vapor e os materiais de laboratório contaminados. Os valores usuais de pressão são da ordem de 3 a 3,5 bar e a temperatura atinge 135ºC. O equipamento que realiza a autoclavagem é a autoclave.

 

A vantagem de utilizar uma autoclave é ser relativamente simples e poder ser utilizada para esterilizar diversos tipos de materiais de laboratório.

O microrganismo é um ser vivo que tem suas leis de crescimento e morte. Como todos os seres vivos, sua luta pela sobrevivência é grande e muitos são os meios com que a natureza os dotou para preservarem sua espécie diante de agentes nocivos. A sua resistência ao calor e umidade varia de acordo com as diferentes espécies, oque dificulta a sua destruição. O equipamento ideal para a esterilização é uma autoclave.Para se obter uma esterilização pelo vapor, é condição imprescindível que os princípios como de calor latente, contato com o vapor e pressão atmosférica.

Como comprar uma autoclave:
1- levar em conta o tamanho da autoclave, o tamanho dos cestos internos ou dimensão interna;ou seja o tamanho interno deve ser compatível com os materiais a serem esterilizados;
2 – as autoclaves podem ser: autoclave vertical ou autoclave horizontal;
3- Qual será a utilização? hospitalar, laboratório, indústria, farmacêutica etc?
4- Qual tipo de material de laboratório que  pretende utilizar (esterilizar) na autoclave?
5- Qual a capacidade (litros) desejada para o equipamento? Procura por um modelo de grande porte ou algo mais compacto?
6 Precisa que o equipamento de laboratório tenha duas portas (instalação tipo barreira)? Ou apenas uma porta já seria suficiente?
7-Qualquer particularidade na qual precise que o equipamento para o laboratório apresente, mencione-a no ato da compra.

 

O uso da autoclave a vapor segue alguns princípios:

1. Aquecimento rápido e boa penetração nos tecidos ;
2 . Destruição das bactérias mais resistentes ( esporos ) em breve
intervalo de tempo;
3. Fácil avaliação do desgaste do material;
4. Não há resíduo tóxico durante o Processo de esterilização ;
5. Agente esterilizante mais econômico.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/reben/v26n1-2/0034-7167-reben-26-02-0067.pdf

Fonte: http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material13.htm