Categories: Viscosímetros

Viscosímetros | Saiba Mais Sobre o esse Equipamento.

O que é um Viscosímetro?

O Viscosímetro  mede automaticamente a viscosidade de maneira rápida e é indicado para aplicações no ramo químico, alimentício, farmacêutico, entre outros.

Os viscosímetros rotacionais são projetados para medir a viscosidade analisando o torque necessário para girar um fuso submerso em um fluido a uma velocidade constante. A rotação contínua do fuso garante que os cálculos sejam feitos ao longo do tempo, permitindo a análise do fluido dependente do tempo.

Como já publicado aqui em diversos artigos, o viscosímetro é um equipamento para laboratório usado na análise da viscosidade de fluidos. Neste post, vamos abordar os quatro tipos de comportamento dos fluidos viscosos e apresentar modelos de viscosímetros.

A viscosidade efetiva pode ser melhor compreendida ao conferir os comportamentos de fluidos viscosos em diferentes taxas de cisalhamento. Há duas categorias: newtonianos e não newtonianos.

O fluido newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independente da velocidade de cisalhamento em que for aplicada. Já o não newtoniano, é definido por uma mudança na viscosidade com o aumento ou diminuição na velocidade de cisalhamento.

Fluidos newtonianos é o primeiro comportamento que vamos abordar. A viscosidade permanece constante com a mudança na velocidade de cisalhamento. Enquadram-se neste comportamento produtos como, água, óleos minerais, xaropes, hidrocarbonetos, e resinas.

 

Fluidos tixotrópicos: a viscosidade reduz com o aumento da velocidade de cisalhamento. Exemplos: tintas, cola, óleos vegetais.

Fluidos dilatantes: a viscosidade aumenta consideravelmente com o aumento da taxa de cisalhamento. A argila é um ótimo exemplo neste caso.

Fluidos plásticos e Pseudo-plásticos: Devido ao aumento da taxa de cisalhamento a viscosidade do fluido diminui. No entanto, a viscosidade inicial pode não ser excelente o suficiente para evitar o início de fluxo em um típico sistema de bombeamento. Fluidos plásticos são géis, tintas látex, entre outros.

Para alcançar a viscosidade de um determinado fluido basta utilizar um viscosímetro rotacional. Há vários modelos como, por exemplo:

Como comprar um Viscosímetro?

Considerações para comprar viscosímetros

A escolha de um viscosímetro é um processo complexo e dependerá do tipo de amostra, viscosidade, opacidade, volume de amostra disponível, rendimento necessário e nível de automação necessário. No mínimo, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • Faixa de viscosidade
  • Precisão
  • Controle de temperatura
  • Volume de amostra e capacidade de microvolume
  • Automação e interface com computadores
  • Requisitos regulamentares e padrões da indústria.

Faixa de viscosidade

A viscosidade é medida em Pascal segundos (Pa·s), ou seja, a quantidade de pressão necessária para atingir uma determinada taxa de fluxo.

A viscosidade é comumente expressa em centipoise (cP), que é a unidade usada pela agência de padrões ASTM International; 1 cP é igual a 1 mPa·s. A água a 20°C tem uma viscosidade dinâmica de 1,002 cP.

A viscosidade cinemática é a razão entre a viscosidade dinâmica e a densidade; a unidade de medida é o Stoke (St).

Como Funciona o Viscosímetro Rotacional?

Os viscosímetros rotacionais funcionam obtendo as medidas do torque em um suporte vertical que move o fuso em uma direção rotacional.

A rotação do fuso geralmente é proporcional à viscosidade da amostra. Viscosímetros rotacionais são usados ​​para medir a viscosidade.

É comum encontrar a maioria dos viscosímetros rotacionais com a mesma aparência, no entanto, duas configurações únicas e diferentes são usadas ao medir a viscosidade usando o viscosímetro rotacional.

Sistemas de molas e Sistema servo, mas hoje não vamos abordar essas duas diferenças.

Precisando de Viscosímetros entre em contato conosco!

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

SPLABOR

View Comments

  • Queria conhecer mais sobre o viscosimetro Cole-Parmer, para aplicação em Suco Concentrado de Laranja.

    • Olá Sergio, muito obrigado pelo contato. Encaminhamos sua solicitação para a Assessoria Científica da SPLABOR. Em breve, te responderão via e-mail.
      Nós agradecemos seu contato e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos!

      Atenciosamente

  • Olá equipe boa tarde!
    Em meu caso equipe eu sou lego estou chegando agora na areá.
    estou em foco para fabricação de tinta de impressora jato de tinta.
    quais são os instrumento básico principais para o uso de fabricação da tinta de impressora.
    Estou no aguardo da equipe!

    • Olá Márcio. Bom Dia.
      Sua solicitação já foi encaminhada a equipe de Assessores Científicos. Em breve o senhor receberá todas as informações via e-mail.
      Muito Obrigada por entrar em contato com a SPLABOR.
      Atenciosamente.