Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Balão Volumétrico?

 

 

 

Um balão volumétrico é um tipo de equipamento de laboratório utilizado em química para medir e conter um volume específico de líquido com alta precisão. Ele é geralmente feito de vidro transparente e possui uma longa haste fina na parte superior e um bulbo na parte inferior. A principal característica de um balão volumétrico é a linha de aferição gravada no pescoço do balão, que indica exatamente onde o líquido deve chegar para que o volume especificado seja atingido.

Se você precisa de resultados seguros e consistentes em seus experimentos, os balões volumétricos são ótimas opções. Eles são fabricados com vidro resistente a química e atmosférica, o que significa que não existe qualquer risco de contaminação. A precisão desses recipientes é muito maior do que outros recipientes comuns, como copos graduados.

 

 

.

Qual a função do balão Volumétrico?

O Balão Volumétrico  é uma vidraria comumente utilizada em laboratórios para medir volumes de líquidos com grande precisão. Ele é composto por um frasco cônico, geralmente feito de vidro borossilicato resistente ao calor e à corrosão. A parte superior do balão apresenta um gargalo longo e estreito que permite a inserção de fluidos.

Para medir o volume exato, deve-se encher o balão até uma marca presente no gargalo. Essa marca indica o nível correto do líquido quando ele está na temperatura ambiente. O volume determinado pode ser utilizado em diversos processos químicos e analíticos.

Tipos de Balões Volumétricos

O Balão Volumétrico  vem em diferentes tamanhos, variando desde 1 mL até vários litros. Os modelos menores são frequentemente usados ​​em análises quantitativas precisas, enquanto os maiores são úteis em preparações solução ou mistura homogênea.

Embora existam muitas variações disponíveis no mercado atualmente, todos os tipos têm algumas características básicas em comum: eles devem ser utilizados apenas para armazenar líquidos limpos e secos; devem ser manuseados cuidadosamente para evitar danos ou rachaduras; e precisam passar por testes rigorosos antes da utilização para garantir sua integridade estrutural.

As diferentes aplicações do balão volumétrico

O balões volumétricos  são um tipo de vidraria muito importante em diferentes áreas, como química, biologia e farmácia. Isso porque ele permite medir com precisão volumes específicos de líquidos ou gases.

Na química, o balão volumétrico é usado para preparar soluções padrão com concentrações conhecidas e precisas. Essas soluções são usadas em análises químicas quantitativas, que requerem medidas exatas das doses dos reagentes utilizados.

 

Por que os Balões Volumétricos são tão utilizados

Balões volumétricos  são utilizados para medir ou transferir volumes exatos de líquidos. Eles são geralmente feitos de vidro, mas também podem ser feitos de plástico. Balões volumétricos de vidraria de trabalho podem ser encontrados em qualquer laboratório e são um instrumento indispensável para diversas aplicações científicas.

.

Exemplos de aplicações do balão volumétrico

Os balões volumétricos são um instrumento de medição de volume muito preciso e versátil. Eles são amplamente utilizados em laboratórios para a realização de diversas tarefas, como:

-Medição de volumes de líquidos;

-Preparação de soluções concentradas;

-Diluição de soluções;

-Filtração;

Evaporação.

Como usar um balão volumétrico

  1. Adicione seu soluto à sua solução.
  2. Adicione solvente suficiente para dissolver o soluto.
  3. Continue adicionando o seu solvente até chegar perto da linha marcada no balão volumétrico.
  4. Use uma pipeta para encher o frasco.
  5. Use o menisco* da solução e a linha de graduação no balão volumétrico para determinar seu ponto final.
  6. Coloque a rolha do balão volumétrico para fechá-lo.
  7. Inverta o balão volumétrico para misturar bem a solução.

Vantagens de usar o Balão Volumétrico

Os balões volumétricos são uma ferramenta importante para os laboratórios. Eles podem ajudar a simplificar o seu trabalho, economizando tempo e dinheiro. Aqui estão algumas das vantagens de usar balões volumétricos:

  • Eles são mais precisos do que as medidas tradicionais (como o uso de copos ou xícaras).
  • Você pode facilmente medir volumes pequenos e grandes.
  • Eles são fáceis de usar e limpar.
  • Você pode comprar balões volumétricos em diferentes tamanhos, para atender às suas necessidades.

Conclusão

Portanto, o balões volumétricos  é uma vidraria essencial em laboratórios e indústrias que precisam medir com precisão um volume líquido. Ele oferece vantagens como alta exatidão, reprodutibilidade e baixo erro sistemático.

 

Solicite seu orçamento em vidrarias para laboratório.

 

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])