Compartilhe esse conteúdo:

 

Já abordamos diversas vezes aqui no blog o tema principais vidrarias para laboratório, porém é um tema de muita dúvida dos iniciantes nesse segmento.Então, se você estiver trabalhando em um laboratório ou tendo uma aula de laboratório, encontrará muitos tipos diferentes de vidraria para laboratório, cada um dos quais com recursos que os tornam especialmente adequados para certas aplicações. Saiba que, as Vidrarias são usadas ​​em todos os departamentos que  possuem um  laboratório.

 

Qual a função das Principais Vidrarias de Laboratório?

 

A maioria das principais vidrarias para laboratório serve como ferramenta para medir quantidades de líquidos; alguns são aproximadamente precisas, outros têm grande precisão. Portanto, saber as diferenças entre os tipos de vidraria disponíveis o ajudará a projetar e realizar experimentos com mais eficiência.

As vidrarias de laboratório são essenciais para a realização de experimentos e análises em diversas áreas da ciência. Cada tipo de vidraria tem uma função específica, e é importante conhecê-las para garantir a precisão e segurança dos procedimentos. Aqui estão algumas das principais vidrarias e suas funções:

  1. Béquer: Utilizado para preparar ou aquecer soluções e realizar reações químicas. Não é adequado para medições precisas de volume.

  2. Erlenmeyer: Semelhante ao béquer, mas com um formato cônico. É útil para misturar soluções através da agitação manual e pode ser utilizado em titulações.
  3. Proveta: Um cilindro graduado usado para medir e transferir volumes de líquidos com precisão moderada.
  4. Pipeta: Usada para transferir ou medir pequenos volumes de líquidos com alta precisão. Existem vários tipos, como pipetas volumétricas e graduadas.
  5. Bureta: Empregada principalmente em titulações para medir o volume de líquido dispensado com alta precisão.
  6. Balão Volumétrico: Usado para preparar soluções de um volume exato. Possui um gargalo longo e um traço de calibração para indicar um volume específico.
  7. Tubo de Ensaio: Utilizado para realizar reações em pequena escala, principalmente para observação ou aquecimento de substâncias.
  8. Vidro de Relógio: Uma superfície côncava usada principalmente para evaporar líquidos ou para cobrir béqueres.
  9. Funil: Auxilia na transferência de líquidos para recipientes com bocas estreitas e é frequentemente usado em filtrações.
  10. Condensador: Equipamento usado em destilações, com o objetivo de resfriar vapores e convertê-los de volta em líquidos.
  11. Dessecador: Usado para armazenar substâncias em um ambiente livre de umidade.
  12. Kitassato: Frasco utilizado em filtrações a vácuo, normalmente conectado a um funil de Büchner.

Essas vidrarias são fundamentais no cotidiano de laboratórios de química, biologia, farmácia, e áreas afins, e devem ser utilizadas com cuidado para evitar acidentes e garantir a precisão dos resultados experimentais.

As principais vidraria de laboratório são necessárias para praticamente todos os tipos de análises químicas e biológicas. O vidro borossilicato, que é feito de sílica e óxido de boro, é o material mais comum para vidraria de laboratório, devido à sua resistência a altas temperaturas e materiais corrosivos.

Por que devo saber os Nomes das  Princípais Vidrarias de Laboratório?

Você já parou para pensar nas vidrarias de laboratório e seus respectivos nomes? Quem está ingressando na área laboratorial consegue memorizar todos os nomes das vidrarias de laboratório? E a função dessas vidrarias de laboratório? Pois bem, preparamos um post com algumas vidrarias de laboratório mais usadas para você conhecer.

Conforme já falamos aqui no blog, em outros post, a vidraria de laboratório é essencial em toda a rotina de análises. A vidraria de laboratório é composta por mais de 1000 itens em variados modelos e tamanhos. Para a escolha adequada das principais vidrarias para laboratório é essencial conhecer cada uma dela e saber a sua função. Vamos lá, quer aprender conosco?

 Informações importantes sobre as vidrarias de laboratório

O vidro borosilicato é o mais utilizado devido a alta resistência química. O vidro borosilicato é resistente ao ataque de água, ácidos, halogênios e solventes orgânicos.Possui resistência moderada a soluções alcalinas e não é resistente ao ácido fluorídrico, concentrado a quente ácido fosfórico nem soluções alcalinas fortes.

É importante selecionar as principais vidrarias para laboratório projetada para o uso pretendido. Aplicações de temperatura extrema ou vácuo requerem vidrarias especificamente projetadas. Os dispositivos do sistema de vácuo devem ter paredes grossas para evitar quebras de aplicações de alto vácuo.

 

 

 

 

Becker  Um copo é um vidro cilíndrico usado para conter líquidos. É uma vidraria de laboratório multifuncional utilizado para conter uma reação química, medir líquidos, aquecê-los sobre a chama de um bico de Bunsen ou coletá-los em um experimento de titulação.

Pipeta  –A pipeta graduada é um tubo de vidro com incrementos, marcado ao longo do tubo. É usado para medir e transferir com precisão um volume de líquido de um recipiente para outro.

Erlenmeyer é um dos frascos mais comumente usados em laboratórios .  O frasco erlenmeyer tem uma base cônica que quase se estende em um pequeno gargalo cilíndrico.

Proveta é  muito parecida com um copo medidor, o volume é medido,  adicionando líquido ao cilindro e comparando o nível do líquido com a escala graduada.

Tubo de Ensaio- Os tubos de ensaio  são destinados a trabalhos químicos em geral são geralmente feitos de vidro, por sua relativa resistência ao calor. Os tubos de ensaio de vidros são resistentes ao calor, principalmente vidro de borosilicato , podem suportar altas temperaturas de até várias centenas de graus Celsius .

Como comprar  as Princípais vidrarias para o laboratório?

 

Comprar as principais vidrarias de laboratório  requer planejamento e cuidado, pois esses materiais são essenciais para o funcionamento adequado das atividades de laboratório. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para adquirir as vidrarias necessárias:

  1. Liste as vidrarias necessárias: Comece identificando as vidrarias que são essenciais para as atividades que serão realizadas no seu laboratório. Isso pode incluir tubos de ensaio, pipetas, provetas, balões volumétricos, erlenmeyers, buretas, entre outros. Certifique-se de entender as necessidades específicas do seu laboratório.
  2. Orçamento: Defina um orçamento para a compra das vidrarias. Isso ajudará a evitar gastos excessivos e a tomar decisões financeiramente responsáveis.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre as princípais vidrarias de laboratório, que tal fazer uma cotação conosco?

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])