Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Cassete Histólogico?

Certamente você que trabalha com histologia já ouviu falar em Cassete histólogico,correto? Feito de copolímero de acetal, os cassetes histológicos ​​são adequados para segurar e identificar amostras de tecido em procedimentos de processamento, incorporação e seccionamento .

O cassete histólogico é um recipiente usado para armazenar amostras de tecidos para análise microscópica. É geralmente feito de aço inoxidável e tem uma tampa hermética que pode ser aberta e fechada. O cassetes histólogicos é esterilizado antes do uso e é usado somente uma vez, ou estéril.

Uma vez dentro do cassete histólogico, o tecido é fixado com um reagente químico, então esse cassete é mergulhado em uma solução de parafina líquida para preservar o tecido. Depois, o tecido é enviado para o laboratório para ser analisado microscopicamente. O cassete histólogico também pode ser usado para armazenar outras amostras biológicas, como líquidos corporais e sangue.

 

 

 

A importância do Cassete para o Laboratório

O cassete histólogico é um pequeno recipiente metálico com um orifício central que é colocado no tecido para a realização da biópsia. Essa amostra de tecido é enviada para o laboratório, onde será processada e analisada pelos patologistas.

O uso do cassete histólogico  garante que o material recolhido seja mantido em perfeitas condições até o momento da análise, preservando suas características originais. Além disso, o cassete impede que as bordas da amostra sejam danificadas durante o transporte, o que poderia comprometer a análise do tecido.

O uso do cassete histólogico  é essencial para que os resultados obtidos na análise sejam confiáveis e completos. Com ele, é possível minimizar a perda de tecido durante o transporte e garantir que cada amostra seja devidamente identificada no laboratório. Dessa forma, os resultados são mais precisos e as chances de erro no diagnóstico são reduzidas significativamente.

 

 

Como são feitos os Cassetes Histologicos?

  • Para processamento de amostras de tecidos.
  • Três áreas de marcação (duas laterais e uma frontal).
  • Local maior e poroso, facilitando a escrita.
  • Tampa que possibilita fechamento e abertura na parte traseira.
  • Resistente a solventes histológicos como xilol e álcool.

Qual a função dos cassetes Histológicos?

Esses cassetes histológico de plástico descartáveis ​​mantêm as amostras de tecido durante o processamento e incorporação, bem como no armazenamento .Moldados a partir de um polímero especial de alta densidade, mantêm as amostras submersas em líquido com segurança e são totalmente resistentes à ação química de solventes histológicos.

Tamanho das Amostras

Antes que o tecido fixado possa ser processado, pode ser necessário um corte adicional para encaixar corretamente no cassete histológico.

Aparar o tecido humano é geralmente referido como “grossing”. As amostras devem ser cortadas em no máximo 2,5 × 2,0 × 0,4  cm.

Vantagens do Cassete histológico

O cassete histólogico  é um dispositivo utilizado no laboratório para o transporte e armazenamento de amostras de tecidos. Ele é composto por uma caixa de metal com dois compartimentos separados por uma divisória e um fecho hermético. As amostras são colocadas em um dos compartimentos e, em seguida, o cassete é lacrado e rotulado.

Os cassetes histológicos são ideais para o transporte de amostras para outros laboratórios, pois evitam que as amostras sejam danificadas durante o transporte. Além disso, os cassetes histólogicos mantêm as amostras seguras e organizadas durante o armazenamento.

Conclusão

O cassete histólogico  é um dispositivo usado para fixar e processar tecido para análise microscópica. Ele é composto por uma caixa de aço inoxidável ou plástico, que contém um suporte de tecido e uma tampa com um orifício de entrada e saída. O suporte de tecido tem uma malha fina que permite que o cassete seja conectado a um tubo de drenagem. A tampa do cassete histólogico possui um orifício que permite que o reagente entre no cassete e contém uma válvula de drenagem que permite que o excesso de reagente seja drenado. Precisando de cassetes histólogicos  faça sua cotação.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])