Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Microscópio? Quais os tipos de microscópio?

Já falamos sobre os diversos tipos de microscópios em outros post no blog: sabemos que um dos mais utilizados é o microscópio óptico e muitas vezes também chamado de microscópio binocular. Uma dúvida muito comum dos leitores do blog é o microscópio de polarização.

O que é um Microscópio de polarização?

 

O microscópio de polarização é projetado para observar e fotografar espécimes que são visíveis principalmente devido ao seu caráter opticamente anisotrópico. Para realizar esta tarefa, o microscópio deve ser equipado com um polarizador , posicionado no caminho da luz em algum lugar antes da amostra, e um analisador (um segundo polarizador colocado no caminho óptico entre a abertura traseira da objetiva e os tubos de observação ou porta da câmera.

O contraste da imagem surge da interação da luz polarizada no plano com uma amostra birrefringente (ou duplamente refratada) para produzir dois componentes de onda individuais que são polarizados em planos mutuamente perpendiculares. As velocidades desses componentes, que são chamadas de frentes de onda ordinária e extraordinária são diferentes e variam com a direção de propagação através do corpo de prova.

Após a saída do corpo de prova, os componentes de luz ficam fora de fase, mas são recombinados com interferência construtiva e destrutiva quando passam pelo analisador. Esses conceitos são descritos para o campo de frente de onda gerado por uma amostra hipotética birrefringente.

Como Funciona um Microscópio de Polarização?

O microscópio de polarização é capaz de fornecer informações sobre cores de absorção e limites de caminhos ópticos entre minerais de diferentes índices de refração, de maneira semelhante à iluminação de campo claro, mas a técnica também pode distinguir entre substâncias isotrópicas e anisotrópicas.

Além disso, a técnica de realce de contraste explora as propriedades ópticas específicas da anisotropia e revela informações detalhadas sobre a estrutura e composição de materiais que são inestimáveis ​​para fins de identificação e diagnóstico.

 

Qual a Função do Microscópio de Polarização?

O microscópio de polarização é talvez mais conhecida por suas aplicações nas ciências geológicas, que se concentram principalmente no estudo de minerais em seções de rochas finas.

No entanto, uma ampla variedade de outros materiais pode ser prontamente examinada em luz polarizada, incluindo minerais naturais e industriais, compósitos de cimento, cerâmicas, fibras minerais, polímeros, amido, madeira, uréia e uma série de macromoléculas biológicas e montagens estruturais.

A técnica pode ser usada qualitativa e quantitativamente com sucesso, e é uma ferramenta excelente para as ciências dos materiais, geologia, química, biologia, metalurgia e até medicina.

Aplicações do Microscopio de Polarização

Os pontos fortes da microscopia polarizadora podem ser melhor ilustrados examinando estudos de caso particulares e suas imagens associadas. Todas as imagens ilustradas nesta seção foram registradas com um microscópio equipado com acessórios de polarização, um instrumento de grau de pesquisa projetado para investigações analíticas.

Conforme descrito acima, a microscopia de luz polarizada é utilizada em uma ampla gama de disciplinas, incluindo medicina, biologia, geologia, ciência dos materiais e indústria de alimentos. As amostras que são prontamente examinadas entre polarizadores cruzados são originárias de uma variedade de fontes naturais e sintéticas e incluem cristais de gota, amiloide, tecido muscular, dentes, minerais, cristais sólidos, cristais líquidos, fibras, gorduras, vidros, cerâmicas, metais, ligas, entre outros.

Vantagem do Microscópio de Polarização

A microscopia de luz polarizada é um método rápido e conveniente para a identificação de sais .A mineralogia e a química dos sais são determinadas. Os microscópios polarizadores básicos são portáteis e podem ser usados ​​em qualquer local, portanto, os sais sensíveis podem ser identificados no local.

 

 

Dúvidas entre em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])