Compartilhe esse conteúdo:

Os meios de cultura são preparações químicas utilizadas para que os microrganismos se multipliquem.

O Ágar macconkey é um meio de cultivo para bactérias gram negativas e indica a fermentação por lactose , esse processo ocorre pois ele tem em seu composto substâncias que inibem o crescimento das bactérias gram positivas : violeta cristal e ácido biliar.

Utilizado para o crescimento de bactérias do grupo  Enterobacteriaceae e Pseudomonas aeruginosa. O ágar macconkey é apenas ligeiramente seletivo uma vez que a concentração de sais biliares, que inibe os microrganismos gram-positivos, é reduzida relativamente a outros meios entéricos. Chamamos de Meios seletivos aqueles na qual podemos selecionar o microrganismo a serem analisados. No ágar macconkey as bactérias gram negativas produzem colônias rosas, as colônias incapazes de fermentar ficam incolores.

Interpretação do meio de cultura Macconkey:

Não produzindo crescimento bacteriano, constata-se amostra isenta de bactérias. As bactérias fermentadoras de lactose produzem colônias vermelhas ou rosadas. Outros bastonetes Gram-negativos, como Pseudomonas sp. e Aeromonas sp. também apresentam crescimento, formando colônias cuja coloração varia de incolor até verde. Bastonetes Gram-positivos têm seu crescimento inibido pelos sais biliares e pelo cristal violeta.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.