Compartilhe esse conteúdo:

Vamos entender esse Meio de Cultura?

O meio de cultura é de fundamental importância para a maioria dos testes microbiológicos: obter culturas puras, cultivar e contar células microbianas e cultivar e selecionar microrganismos.

Sem um meio de cultura de alta qualidade, a possibilidade de obter resultados de testes microbiológicos precisos, reprodutíveis e repetíveis é reduzida

Vamos falar sobre o Ágar Hektoen?

O Ágar Hecktoen (HE) é um meio seletivo e diferencial projetado para isolar e diferenciar membros das espécies Salmonella e Shigella de outras Enterobacteriaceae.

Os sais biliares e os corantes azul de bromotimol e fucsina ácida inibem o crescimento da maioria dos organismos Gram positivos. Lactose, sacarose e salicina fornecem carboidratos fermentáveis ​​para estimular o crescimento e a diferenciação de entéricos.

Como age o Ágar Hecktoen?

O tiossulfato de sódio fornece uma fonte de enxofre. O citrato de amônio férrico fornece uma fonte de ferro para permitir a produção de sulfeto de hidrogênio a partir de tiossulfato de sódio, que fornece uma fonte de enxofre.

O citrato de amônio férrico também permite a visualização da produção de sulfeto de hidrogênio reagindo com gás sulfeto de hidrogênio para formar um precipitado preto.

Os entéricos que fermentam um ou mais dos carboidratos produzirão colônias amarelas a salmão. Os não fermentadores produzirão colônias azul-esverdeadas. Organismos que reduzem enxofre a sulfeto de hidrogênio produzirão colônias pretas ou colônias azul-esverdeadas com um centro preto.

Como atua o Meio de Cultura

O ágar Hektoen entérico (HE) é um meio para o isolamento de ShigellaeSalmonella. Baseia-se no uso de sais biliares para inibição seletiva e dois sistemas indicadores: (1) azul de bromotimol e fucsina ácida como indicadores de dissimilação de carboidratos e (2) ferro férrico como indicador da formação de sulfeto de hidrogênio a partir de tiossulfato.

Permite um bom crescimento deShigellaspp., porque a inibição desses organismos pelos sais biliares é reduzida pela adição de quantidades relativamente grandes de peptona e carboidratos.

O meio de cultura proporciona boa diferenciação colonial e inibe alguns coliformes e outras bactérias não fermentadoras de lactose, facilitando assim a identificação deSalmonellaeShigellaa partir de produtos alimentícios.

Do que é composto o Ágar Hecktoen?

O ágar Hecktoen é composto de proteose peptona, extrato de levedura, cloreto de sódio, lactose, sacarose, salicina, azul de bromotimol, fucsina ácida, tiossulfato de sódio, citrato de amônio de ferro (III), sais biliares, ágar e água destilada ou deionizada.

Controle de Qualidade de Meios de Cultura

É importante que cada lote de tais meios  de cultura passe por algum tipo de controle de qualidade antes de ser liberado para uso geral para fornecer uma medida de confiança de que os resultados emitidos pelos laboratórios de microbiologia são precisos. Normalmente, os testes são realizados após a conclusão de todas as etapas preparatórias, incluindo a irradiação.

Conclusão

O meio de cultura microbiológico é a ferramenta mais utilizada e sem dúvida a mais importante do microbiologista farmacêutico.

Dada esta primazia é importante que os meios de cultura  fabricados ou adquiridos pelo laboratório sejam de alta qualidade e adequados ao método de ensaio pretendido.

Um meio de cultura microbiológico é uma substância que estimula o crescimento, suporte e sobrevivência de microrganismos. O meio de cultura contém nutrientes, fatores promotores de crescimento, fontes de energia, sais tampão, minerais, metais e agentes gelificantes (para meios sólidos).

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])