Compartilhe esse conteúdo:

Um dos produtos de laboratório essenciais em uma rotina laboratórial é a chapa aquecedora ou chapa de aquecimento ou placa aquecedora de laboratório.

Mas afinal qual a função da chapa aquecedora?

Chapa Aquecedora para Laboratório – Guia do Comprador.

A chapa aquecedora permite elevar a temperatura de substâncias de forma controlada e gradativa. Uma chapa aquecedora de laboratório ou chapa de aquecimento permite que múltiplas amostras sejam estimuladas a altas temperaturas de uma única vez, dependendo do tamanho da vidraria de laboratório. Elas são usadas ​​para diversas necessidades de aquecimento e estão disponíveis em diferentes configurações, sendo um equipamento básico de laboratório, encontrada em quase todas as instalações com capacidades e funcionalidades variadas. Com base no uso e na funcionalidade esperada, esses equipamentos para laboratório  devem ser bem escolhidos ou não funcionarão de acordo com as expectativas. Vamos discutir os critérios a serem usados ​​para a seleção do equipamento correto.

Chapa Aquecedora para Laboratório – Guia do Comprador.

Vamos agora dar uma breve explicação sobre como escolher uma chapa aquecedora para laboratório.

A escolha correta da chapa aquecedora de laboratório  depende dos requisitos do usuário abaixo :

  • Temperatura de trabalho máxima exigida;
  • Tamanho da placa necessário;
  • Controle de temperatura necessário;
  • Qual é o uso, quais são os materiais, as partes que aquecem;
  • A uniformidade de temperatura exigida.

Estabilidade e Precisão da Chapa aquecedora

As chapas aquecedoras de laboratório têm preços razoáveis ​​e são confiáveis ​​para operações simples de laboratório.

Os sistemas de aquecimento digital  são mais eficientes do que as chapa aquecedoras analógicas, uma vez que podem ser controlados em melhor medida. Esses sistemas envolvem unidades de controle de microprocessador dentro do sistema que compensam as mudanças no sistema e mantêm uma temperatura específica por um longo tempo. Embora isso acarrete um custo adicional, a confiabilidade dos resultados vale o preço.

Faixa operacional e reprodutibilidade dos resultados usando uma chapa aquecedora

Diferentes chapas aquecedoras de laboratório fornecem diferentes condições de temperatura. O controle de temperatura dependerá da composição da placa superior e, portanto, deve ser um critério de seleção. As chapa aquecedoras de cerâmica não são recomendadas para operações que envolvam aquecimento rápido. As chapas aquecedoras de porcelana apresentam boa resistência à corrosão e são termicamente estáveis. No entanto, eles podem ser menos confiáveis ​​perto do limite máximo de temperatura. As chapas aquecedoras  de alumínio oferecem menor durabilidade, no entanto, eles têm uniformidade de temperatura e são ideais para maiores necessidades de superfície operacional.

Precauções ao trabalhar com uma placa aquecedora de laboratório

Para  trabalhos com placa aquecedora de laboratório é ideal manter-se  afastado de materiais inflamáveis,  como os aparelhos ficam expostos, os usuários  devem ser alertados e é até aconselhável pendurar uma placa escrito ” cuidado”.  É aconselhável trabalhar com luvas concebidas para trabalhar no calor e com pinças para laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])