Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Colorímetro Digital? Qual a função e facilidade desse equipamento?

 

 

 

Um colorímetro digital é um dispositivo eletrônico usado para medir a cor de uma amostra de líquido. Ele usa um sistema fotometria, onde a luz branca é dividida em vários comprimentos de onda e o sensor mede a intensidade da luz em cada comprimento de onda. A cor de uma amostra é determinada pelo seu espectro de absorção, que pode ser comparado com os valores padrão para determinar o teor de certos compostos químicos na amostra.

Um colorímetro digital é um dispositivo usado para medir a cor e a intensidade da luz de amostras de diversos materiais. Funciona capturando a luz refletida ou transmitida pela amostra e comparando-a com padrões conhecidos.

 

 

 

Como funciona um Colorímetro digital?

O Colorímetro  é um dispositivo eletrônico que mede a intensidade de luz emitida por uma lâmpada através da água. O resultado é convertido em unidades de cor (CIE). O colorímetro digital é usado para detectar as diferenças nas cores da água,  ou cloro, que podem ser causadas por vários fatores, tais como algas, minerais e outros contaminantes.

Os colorímetros digitais utilizados para análise de água funcionam com base no princípio da absorção de luz por substâncias químicas dissolvidas na água. Esses dispositivos são especialmente úteis em testes de qualidade da água, monitoramento ambiental e processos industriais. Aqui está um resumo de como eles funcionam:

  1. Princípio da Fotometria de Absorção: Colorímetros medem a intensidade da luz que passa através de uma amostra de água. Substâncias dissolvidas na água podem absorver luz em comprimentos de onda específicos. A quantidade de luz absorvida está diretamente relacionada à concentração da substância na água.
  2. Preparação da Amostra: Antes da medição, a água é frequentemente tratada com reagentes químicos. Estes reagentes reagem com a substância específica a ser medida, produzindo uma cor. Por exemplo, para medir o cloro, um reagente que reage com o cloro para formar uma cor amarela pode ser adicionado.
  3. Medição e Comparação: O colorímetro digital emite luz através da amostra tratada. A luz é geralmente de um comprimento de onda específico, selecionado para ser absorvido pela substância de interesse. Um sensor mede a intensidade da luz que passa pela amostra. A redução na intensidade da luz (causada pela absorção) é comparada com um padrão ou com leituras de amostras de concentração conhecida.
  4. Análise dos Resultados: O dispositivo calcula a concentração da substância na amostra com base na quantidade de luz absorvida. Esta leitura é exibida digitalmente.

 

Para que serve um colorímetro digital?

Os colorímetros digitais  analisam a cor, e o cloro de uma amostra de água e, em seguida, comparam o resultado com um padrão pré-definido. Se a cor da água for semelhante à do padrão, o equipamento emitirá um sinal sonoro para indicar que a amostra está dentro da especificação.Se a cor da água for diferente da do padrão, o equipamento emitirá um sinal sonoro para indicar que a amostra não está dentro da especificação.

Aplicações: São amplamente utilizados em estações de tratamento de água, laboratórios de controle ambiental, aquicultura, e em indústrias onde a qualidade da água é crítica.

Qual a diferença entre um colorímetro digital e analógico para análise de água

Os colorímetros digitais são instrumentos modernos que usam uma câmera para medir a absorbância de luz pelo amostra. Eles têm maior precisão do que os colorímetros analógicos e são capazes de realizar análises em segundos. Além disso, os colorímetros digitais armazenam os resultados das medições para que você possa acessá-los facilmente.

Benefícios de se usar um colorímetro digital

Os benefícios de se usar um colorímetro digital para análise de água são inúmeros. Um dos mais importantes é a precisão das medições. Com o uso de um colorímetro digital, as medições são realizadas de forma mais precisa, eliminando erros humanos.Outro benefício do colorímetro é a rapidez das medições. Com ele, as medições são realizadas rapidamente e os resultados podem ser obtidos instantaneamente. Isso permite ao usuário obter os resultados de forma mais rápida e tomar decisões com mais precisão e rapidez.

Versatilidade: Colorímetros modernos podem ser equipados com filtros ou sistemas ópticos que permitem a análise de diferentes substâncias simplesmente mudando o comprimento de onda da luz utilizada. Isso os torna versáteis para testar uma variedade de parâmetros na água, como cloro, fosfato, nitrogênio, ferro e outros.Em suma, o uso de um colorímetro para análise de água é uma excelente opção para obter medições precisas e controlar a qualidade da água.

Calibração e Controle de Qualidade:

Os colorímetros precisam ser calibrados regularmente para garantir a precisão. Eles também podem incluir funções de controle de qualidade para garantir a confiabilidade dos dados.

Conclusão

 

O colorímetro digital   para análise de agua é um dispositivo eletrônico que mede a cor da água. A cor da água pode ser causada por diversos fatores, incluindo a presença de minerais, cloro, metais pesados e outros contaminantes. O Colorímetro para análise de agua permite que você analise a água rapidamente e facilmente, para garantir que ela esteja segura para o consumo humano.Em resumo, os colorímetros digitais para análise de água são instrumentos precisos e confiáveis que utilizam a absorção de luz para medir a concentração de várias substâncias dissolvidas na água.

 

 

 

Solicite seu orçamento de colorímetro digital.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])