Compartilhe esse conteúdo:

Friabilômetro e Durabilímetro: Equipamentos Essenciais no Controle de Qualidade

 

O universo da garantia e controle de qualidade é vasto, sendo crucial para a produção de produtos consistentes e confiáveis. Dentro deste espectro, dois equipamentos se destacam devido à sua importância incontestável: o Friabilômetro e o Durabilímetro.

 O que é Friabilômetro?

O Friabilômetro é um equipamento utilizado principalmente na indústria farmacêutica. Ele é responsável por determinar a friabilidade de comprimidos, ou seja, a capacidade do comprimido de resistir à desintegração quando submetido a choques mecânicos. Ter um Friabilômetro de qualidade é essencial para garantir que os comprimidos produzidos não se desintegrem facilmente durante o manuseio e transporte.

 E o Durabilímetro?

Já o Durabilímetro é utilizado para medir a resistência e durabilidade de materiais sob diferentes condições. Este instrumento é amplamente utilizado em diferentes indústrias, incluindo a automotiva e de construção. Com o Durabilímetro, é possível garantir que os materiais utilizados na fabricação de um produto atendam aos padrões de durabilidade exigidos.

 

 

Entenda Mais sobre o Friabilimetro?

O Friabilimetro de Comprimidos ou Friabilômetro  é um equipamento para laboratório recomendado para o controle de qualidade da produção.

Com ele, é possível controlar, medir e reproduzir os efeitos causados pelas condições diversas que os compridos passam até chegar ao usuário final. Está medição é feita de duas formas: Teste da friabilidade e teste da abrasividade.

  • Para chegar ao usuário final nas mesmas condições com que foram fabricados, os comprimidos devem ter uma resistência mecânica que garanta esse processo. As situações mais agressivas são o empacotamento e o transporte;
  • Para controlar, medir e reproduzir os efeitos das agressões existem dois ensaios para sua simulação e medida: Teste da friabilidade  e teste da abrasividade;
  • Possui um motor que produz um movimento circular horizontal. No eixo do motor, colocam-se os tambores nos quais são introduzidas as amostras, que são pesadas antes e depois do ensaio para conhecer o peso perdido;

 

Como Usar um Durabilimetro ?

Outro Produto para laboratório indicado é o Durabilímetro, Método de análise para determinação do índice de durabilidade dos produtos alimentícios e outros materiais submetidos a diferentes agressões mecânicas. Método de análise utilizado para determinar o Índice de Durabilidade de grânulos, pellets de madeira, conglomerados, torrões, torrões, cubos de açúcar e produtos semelhantes, e reproduzir as diferentes agressões mecânicas a que são submetidos durante o manuseio.

É a% que permanece intacta após o teste, após um tempo previamente definido ter decorrido.

Este Durabilímetro  é o meio de determinar a durabilidade do pellet, fazendo uma análise uniforme e sistemática de resistência ou consistência à abrasão.
A técnica foi desenvolvida pelos cientistas americanos Young, Pfost e Allen e atualmente é usada como metodologia na maioria das fábricas de processamento de alimentos ou subprodutos peletizados.
Com este analisador é possível estabelecer de forma objetiva, precisa e simples os fatores que influenciam a consistência dos pellets.

 

 

 

Descrição do Durabilimetro

Consiste basicamente em um motor que gera um movimento giratório horizontal, equipado com dois eixos com uma caixa quadrada de aço inoxidável cada. Cada caixa possui uma das paredes com tampa para poder introduzir e retirar as amostras. Quando as amostras estão em rotação, elas sofrem um atrito e caem umas contra as outras com o desgaste.

 

 

 

Informações importantes sobre os Durabilímetros

  • Método de análise para determinação do índice de durabilidade dos produtos alimentícios submetidos a diferentes agressões mecânicas.
  • É um motor que produz um movimento circular horizontal, com dois eixos os quais têm uma caixa quadrada em aço inox cada um; as caixas têm uma parede em vidro e uma tampa para permitir a entrada e saída das amostras.
  • Quando as amostras estão em rotação, produz-se o atrito e a queda dos granulados que estão no interior das caixas.
  • Gabinete metálico pintado; a regulação da velocidade é a leitura digital; e está equipado com um temporizador de 0-99 minutos.

Assista o vídeo de Funcionamento do Durabilimetro

Análise de pellets de alimentos balanceados (ração)

1-Pegue uma amostra do alimento a ser controlado no shaker ou no último ponto antes do embarque (saída do refrigerador). Neste caso dado as medidas do container será de 1kg.
2- Colocar a(s) amostra(s) em cada um dos recipientes do durabilimetro
3- Coloque o IDURA-01 em funcionamento por 10 minutos a 50 RPM.
4- Retire cuidadosamente as amostras dos recipientes, certificando-se de que nenhuma fração permaneça dentro das gavetas.
5- Colocar esta amostra na peneira (ex: pellet de 4mm, peneira de 3,25mm) e extrair o pó com movimentos oscilatórios.
6- Pesar a amostra grossa (a que fica na peneira), amostra final.
7- Efetuar o seguinte cálculo (Peso da amostra final / sobrepeso da amostra inicial x por 100 = na % de durabilidade (PDI).

Caso se deseje um índice ajustado, deve ser inserido nos recipientes 6 seis (nozes ou pedaços de metal, juntamente com o alimento a ser analisado) Dadas as medidas dos recipientes e o volume das amostras (colocar 6 nozes M12)
Após a amostra ser feita, leve-a para um quadro-negro visível na fábrica para que o pessoal operacional tome os testes como referência, concordando que o alimento que está preparando terá assim parâmetros lógicos para graduar o(s) peletizador( es ).
Alimentos antes do carregamento e realizando o mesmo teste a partir do peneiramento para determinar a
quantidade de finos finais e reais, que está de acordo com as mecanizações e manuseio dos alimentos até a expedição e relacioná-lo com o PDI.

Fatores a considerar com a análise no durabilímetro

1- Composição da mistura de acordo com as matérias-primas utilizadas.
2- Qualidade e quantidade de ferramentas auxiliares para prensagem, qualidade do vapor, condicionamento e
permanência na mesma, o que garante ótima umidade e cozimento na entrada do sistema compressor.
3- Qualidade da moagem (homogênea e granulometria de acordo com a matriz utilizada).
4- Comprimento e forma da perfuração da matriz (estabelecendo uma compressão mínima de acordo com o produto a ser peletizado).
5- Ajuste do sistema compressor (Distância entre os rolos de prensagem e a matriz).
6- Resfriamento dos pellets.

 

O equipamento é composto por dois recipientes retangulares com tampa superior para enchimento e esvaziamento das amostras a serem analisadas, dispostos lado a lado a um motorredutor, que se apoia sobre uma base ou cavalete que permite fixá-lo a um balcão próximo ao(s) peletizador(es) ou laboratório.
Na frente estão os controles que permitem ativá-lo e determinar o tempo de teste por meio de um controlador de tempo.
O equipamento possui dispositivo de proteção térmica e elétrica.
Para realizar este teste de abrasão (PDI), também é necessário ter uma escala com
graduação em gramas e malhas ou peneiras manuais de acordo com o calibre do pellet.
A nosso critério, recomenda-se incorporar uma balança analisadora de umidade que nos permita fazer uma relação entre a umidade da mistura a ser peletizada e o índice de teste (PDI).

 

 A importância no controle de qualidade

Ambos, Friabilômetro e Durabilímetro, desempenham um papel crucial no controle de qualidade. Eles ajudam a assegurar que os produtos não apenas atendam às expectativas do cliente em termos de desempenho, mas também de longevidade. O uso contínuo do Friabilômetro e do Durabilímetro no processo de controle de qualidade ressalta a dedicação da indústria em fornecer produtos da mais alta qualidade.

 Conclusão

Em suma, quando se trata de garantir a robustez e durabilidade dos produtos, não podemos subestimar a importância do Friabilômetro e do Durabilímetro. Estes equipamentos, ao serem integrados nas operações de controle de qualidade, garantem que cada produto lançado no mercado é de confiança e atende às especificações desejadas.

Investir em equipamentos de ponta como o Friabilômetro e o Durabilímetro é um sinal claro do compromisso de uma empresa com a excelência e satisfação do cliente. Se você está no ramo de produção, não subestime a necessidade dessas ferramentas essenciais em seu arsenal de controle de qualidade.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.