Compartilhe esse conteúdo:

Você  sabe o que é uma Cabine de Fluxo Laminar? Qual a sua função e Importância em um laboratório? Quais são os cuidados necessários?

 

 

As cabines de fluxo  laminar protegem o ambiente de trabalho contra poeira e outros contaminantes transportados pelo ar, mantendo um fluxo constante e unidirecional de ar filtrado por HEPA sobre a área de trabalho.  A cabine  de fluxo laminar pode ser fabricada com o fluxo horizontal , soprando paralelo à superfície de trabalho, ou pode ser vertical , soprando da parte superior do gabinete para a superfície de trabalho.  

Dependendo de seu design, uma cabine de fluxo laminar horizontal oferece proteção à cultura (se o ar flui em direção ao usuário) ou ao usuário (se o ar for aspirado pela frente do gabinete por pressão de ar negativa no interior).  Os exaustores de fluxo vertical , por outro lado, fornecem proteção significativa ao usuário e à cultura de células.

As cabines de fluxo laminar tornaram-se ferramentas indispensáveis em laboratórios e ambientes de pesquisa de todo o mundo. Essas cabines proporcionam um espaço livre de contaminação, garantindo que os experimentos e procedimentos sejam realizados em um ambiente esterilizado. No entanto, para que continuem eficientes, é essencial saber como cuidar e manter uma cabine de fluxo laminar.

 

 

 

 

 

 Manutenção do Filtro:

Os filtros HEPA, que retêm partículas minúsculas, são vitais para a eficiência da cabine de fluxo laminar. Eles devem ser verificados e substituídos regularmente conforme as recomendações do fabricante.

Verificação do Fluxo de Ar:

Certifique-se de que o fluxo de ar seja constante e uniforme. Qualquer interrupção pode indicar um problema com o motor ou obstruções no sistema.

 Evite Obstruções:

Não sobrecarregue a área de trabalho da cabine. Isso pode interromper o fluxo de ar laminar e comprometer a esterilidade do ambiente.

Treinamento Adequado:

Certifique-se de que todos os usuários da cabine de fluxo laminar sejam devidamente treinados. Um uso inadequado pode não apenas danificar o equipamento, mas também comprometer a segurança dos experimentos.

Como Utilizar a Capela de Fluxo Laminar?

 

A limpeza e a filtragem do ar nas capelas de fluxo laminar  são extremamente importantes para manter os níveis de esterilidade em uma sala limpa ou laboratório, isso também é válido para as cabines de fluxo laminar.

A limpeza e a manutenção adequadas resultarão em resultados precisos. Se os procedimentos de limpeza não forem seguidos, a contaminação pode inutilizar os resultados. 

A limpeza da cabine  de fluxo laminar deve ser realizada regularmente e por todo o pessoal do laboratório.

Seguir essas etapas fáceis de seguir garantirá que sua unidade permaneça estéril.

 

 

 

 

Limpeza Regular:

O primeiro e mais crucial cuidado é a limpeza regular. As superfícies internas devem ser limpas diariamente com um pano úmido e desinfetante adequado. Isso previne a acumulação de poeira e microrganismos.

 

Material de limpeza utilizado na Capela de Fluxo Laminar

 

  • 70% de etanol
  • papel toalha  de laboratório
  • Sacos de lixo de risco biológico
  • Panos de limpeza sem fiapos
  • Aventais  laboratório devem ser usados
  • Luvas, proteção facial e ocular

Etapas da limpeza de uma Cabine de Fluxo Laminar Vertical

 

  1. Comece limpando a parede traseira de sua cabine de fluxo laminar
  2. Limpe as paredes laterais, use um movimento de varredura da esquerda para a direita, movendo de cima para baixo
  3. E  por último, limpe a superfície de trabalho. Comece na parte de trás da unidade e vá até a frente

 

 

 Dicas de Limpeza e Troca de Filtros em Cabine de Fluxo Laminar

 

  • Um novo pano deve ser usado para cada parede
  • Sempre limpe de trás para frente, de cima para baixo
  • Sobreponha cada deslize
  • Não tente limpar o filtro
  • Os filtros devem ser substituídos a cada 3-5 anos conforme indicação do fabricante e testes de avaliação.

 

Dúvidas sobre Cabines  de Fluxo Laminar Vertical ou Horizontal consulte nossa equipe.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])