Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função de um Sistema de Filtração a Vácuo?

Hoje em nosso post vamos falar um pouquinho sobre sistema de filtração a vácuo e bomba de vácuo uso em laboratório.

Você conhece a Técnica de Filtração a Vácuo?

A técnica de filtração a vácuo é uma das maneiras mais rápidas de isolar e identificar as bactérias. A técnica de membrana filtrante é simples porém é preciso treinar o operador para que esteja capacitado.

Coloque a membrana filtrante no copo de filtração, adicione líquido e proceder com a filtração. Após esse processo colocar a membrana sob um meio de cultura contido em uma placa de petri.

Depois de configurar o sistema de filtração a vácuo  adequado (mais ou menos como na foto acima), há algumas etapas a serem seguidas para garantir que o processo corra bem:

  • Insira o papel de filtro no funil de Büchner. Deve ser o mais próximo possível de um ajuste exato. Se o diâmetro do papel for muito grande, simplesmente corte-o no formato apropriado usando uma tesoura comum.
  • Insira a rolha de borracha em seu frasco de filtragem. A rolha deve ter um orifício cortado no centro, para que o funil possa se encaixar confortavelmente e com segurança dentro sem tocar nas paredes do vidro.
  • Coloque o funil dentro da rolha. Ou junte-os primeiro e conecte-os ao frasco como uma unidade.
  • Conecte a tubulação ao bico lateral. Conecte a outra extremidade da mangueira à sua bomba a vácuo.
  • Umedeça bem o papel de filtro com o mesmo solvente ou líquido que forma a base da solução que está filtrando. Essa etapa é crítica, pois cria uma vedação hermética entre o papel de filtro e o funil, evitando que contaminantes indesejados deslizem.
  • Quando tudo estiver bem conectado, ligue a bomba a vácuo.
  • Despeje a solução que deseja filtrar no topo do funil.
  • Os sólidos serão coletados em cima do papel filtro, e o solvente filtrado será capturado no frasco filtrante.
  • Repita conforme necessário até que a pureza desejada seja alcançada.

O que você precisa saber sobre como montar um sistema de filtração a vácuo?

Você vai precisar de um sistema de filtração à vácuo e de uma bomba à vácuo para laboratório. A grande maioria dos processos químicos envolve o transporte de líquidos de um ponto a outro.

Esse transporte é realizado por meio de bombas de vácuo e, abordaremos especificamente a bomba para laboratório. No laboratório a bomba de vácuo é usada para o transporte de meios.

Escolhas equivocadas de bomba de vácuo e o mau dimensionamento do processo também estão relacionados ao surgimento de problemas.

Como comprar uma bomba de vácuo?

Diferentes processos requerem quantidades variadas de vácuo ou fluxo para operar corretamente.

Se estiver trabalhando com um instrumento tipo um liofilizador, que requer uma quantidade muito baixa de vácuo final, pode ser necessária uma bomba  a vacuo de palheta rotativa (para aplicações isentas de óleo, uma bomba de rolagem seca pode ser usada).

Para a maioria dos outros fins de laboratório, uma bomba  a vacuo de diafragma pode ser uma opção mais robusta, pois são mais fáceis de manter e podem ter revestimentos resistentes a produtos químicos aplicados.

 Para processos especiais, como microscopia de emissão de campo, os modelos de  bomba à vácuo alto e ultra-alto vácuo podem ser os melhores.

Qual é a pressão de operação necessária?

Compreender a pressão de operação necessária para sua aplicação é vital. Os operadores quase universalmente sabem disso. Mas ao comprar equipamentos novos ou de substituição, alguns confundem a pressão de operação necessária com a pressão final.

A pressão operacional é a pressão necessária para um determinado processo, enquanto a pressão final é a pressão operacional mais profunda que uma determinada bomba de vácuo pode produzir.

Se uma especificação de máquina declara a pressão final como 0,01 mbar, isso não significa necessariamente que este é o requisito operacional normal para um processo.

2. Qual é o fluxo necessário?

O fluxo pode ser expresso de algumas maneiras diferentes. Alguns dos termos mais comuns são SCFM e ACFM. Compreender a diferença entre os dois é fundamental. SCFM, ou pés cúbicos padrão por minuto, é uma expressão de fluxo em um conjunto específico de condições. O SCFM assume que a temperatura é 60°F, a pressão é 14,7 psia e a umidade relativa é zero por cento. ACFM, ou pés cúbicos reais por minuto, é o fluxo em condições reais. Misturar esses termos pode resultar em equipamentos muito subdimensionados ou superdimensionados.

3. A contaminação é um risco?

Como as bombas de vácuo puxam o processo em direção ao sistema em vez de empurrar o ar para fora, é vital que você discuta o quão úmida ou seca está sua aplicação com qualquer fornecedor de bombas de vácuo, pois cada um apresenta certos riscos para um sistema de bomba de vácuo.

Aplicações úmidas ou úmidas são extremamente comuns, especialmente na indústria de embalagens de alimentos. Com alguns processos, há uma chance de a umidade ser puxada de volta para a bomba a vácuo. Essas informações ajudam os fornecedores de bombas de vácuo a especificar a tecnologia correta e a proteger a bomba de vácuo contra contaminação, reações adversas ou falhas prematuras.

As aplicações secas também apresentam problemas potenciais. Alguns operadores usam bombas de vácuo para mover material a granel para concreto, pellets de plástico, etc., que podem acabar na bomba de vácuo sem filtragem adequada. Independentemente de quão úmido ou seco seja seu processo, saber como a bomba a vácuo será usada garantirá que a proteção correta esteja na frente da bomba.

Se ocorrer contaminação, ela pode causar vários efeitos desfavoráveis. O óleo usado para lubrificação, resfriamento e vedação pode ser danificado, fazendo com que a bomba a vácuo funcione mal ou funcione em um nível menos eficiente. A contaminação também pode prejudicar a própria bomba de vácuo para laboratório, levando a uma manutenção mais necessária e a uma vida útil mais curta.

4. Quais são os parâmetros de tempo e pressão de evacuação?

O tempo de evacuação é o tempo necessário para criar o nível de vácuo necessário. Se você precisa de dois segundos ou 10 segundos depende da sua aplicação. Em algumas aplicações delicadas, aspirar muito rapidamente pode causar danos.

Por exemplo, as ventosas que levantam os ovos da esteira transportadora e os colocam em caixas não podem puxar muito rápido ou profundamente sem quebrar as cascas. Isso vale para outros materiais sensíveis, como papel, que amassarão ou rasgarão com muita sucção.

Por outro lado, algumas aplicações requerem um alto nível de vácuo para executar com sucesso vários processos. De qualquer forma, a qualidade do produto pode ser diretamente afetada se o equipamento errado for usado ou não for aplicado corretamente.

5. Há informações relacionadas à temperatura a serem consideradas?

Assim como a natureza úmida/seca do seu processo, a temperatura da aplicação pode afetar a saúde do seu sistema de bomba de vácuo. Como o ar está sendo puxado para dentro do sistema, temperaturas extremas afetam a funcionalidade da bomba de vácuo.

As operações de soldagem são frequentemente feitas sob vácuo porque reduz a contaminação, mas o gás é muito mais quente do que a média dos processos de vácuo.

Sem a proteção adequada, o calor elevado pode arruinar o óleo responsável por resfriar o sistema, lubrificar a bomba e criar uma vedação. Ao diminuir a vida útil deste óleo, você pode causar danos permanentes ao equipamento.

Temperaturas mais frias que a média também podem representar um desafio. Algumas instalações de produção na indústria alimentícia são mantidas a temperaturas reduzidas, significativamente mais frias do que o ar ambiente típico.

 O ar que entra em um sistema de bomba de vácuo nessa temperatura pode tornar o óleo mais espesso e viscoso, reduzindo assim suas propriedades de resfriamento e deixando o sistema vulnerável a complicações.

6. Os custos iniciais de capital ou os custos operacionais são mais importantes?

Todas as empresas estão preocupadas com os custos de capital inicial e os custos de funcionamento. Saber o que é mais importante para você ajudará a determinar a sua melhor compra de bomba de vácuo.

Se limitar os custos iniciais de capital é sua principal preocupação, os fabricantes geralmente podem oferecer alternativas de custo mais baixo. No entanto, estes podem exigir mais manutenção e custos operacionais mais elevados a longo prazo.

Empresas industriais de grande porte podem estar mais interessadas na tecnologia e nos controles que um sofisticado sistema de vácuo pode oferecer.

Esses sistemas mais inteligentes tendem a ser um investimento de capital inicial maior, mas podem ser integrados a sistemas de gerenciamento de edifícios que fornecem dados sobre funcionalidade e eficiência operacional que podem ajudar a reduzir os custos de energia e manutenção.

Tenha suas metas de custo de operação, economia de energia, conectividade e monitoramento em mãos ao trabalhar com um fabricante de bombas de vácuo para laboratório. Discutir isso cedo garantirá que você obtenha uma bomba de vácuo que atenda aos requisitos de suas instalações e carteira.

7. Existem considerações de espaço ou localização?

As considerações de espaço e localização são frequentemente negligenciadas ao comprar uma nova bomba de vácuo de laboratório. A maior parte da preparação inicial é feita em torno de custo, funcionalidade e conectividade e, embora esses sejam, sem dúvida, aspectos essenciais, nenhum deles importará se sua bomba de vácuo não se encaixar em suas instalações.

Se você tem espaço limitado ou portas estreitas, certifique-se de comunicar isso ao seu fornecedor de bombas a vácuo. Alguns usuários temem que as restrições de espaço limitem a potência da bomba de vácuo que podem instalar, mas isso não é necessariamente verdade. Existem muitos aspiradores que podem oferecer fluxos mais altos em comparação com seu tamanho físico.

CONCLUSÃO

O sistema de  filtração a vácuo funciona particularmente bem na separação de gorduras ou lipídios, que estão presos ou suspensos em uma solução e precisam ser removidos. Por exemplo, as gorduras ou lipídios presos em materiais vegetais podem ser capturados por meios filtrantes bem escolhidos.

A bomba de vácuo é utilizada para inúmeros trabalho laboratoriais, fornecendo as condições necessárias para executar muitas aplicações de laboratório.

Infelizmente, as bombas também são expostas a vapores químicos orgânicos ou ácidos que podem causar alguns problemas reais de manutenção. Caso seja necessário escolha uma bomba de vácuo com resistência química. 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])