Compartilhe esse conteúdo:

As balanças de laboratório são equipamentos que apresentam grande variação de marcas e modelos. As balanças analíticas são um instrumento importante em qualquer laboratório , sem uma balança analítica funcional e precisa, a preparação adequada da amostra e a análise de dados seriam impossíveis.

Uma variedade de balanças, entre elas a balança analítica e a balança semi analítica  permitirá a flexibilidade e personalização das estações de pesagem do laboratório, garantindo que você tenha o equipamento de pesagem correto para a tarefa.

Dicas para a escolha de Balanças de laboratório.

Existem 3 tipos principais de balanças de laboratório, cada uma com seu próprio conjunto de aplicações.

Dicas para a escolha de Balanças de laboratório.

Balança Comercial :   O tipo mais econômico de balança, normalmente pesam na faixa de 150 a 5000g oferecem medições rápidas. Essas balanças não oferecem proteção contra distúrbios do ar e têm menor legibilidade na faixa de 0,1 ou 1g.

Balança Semi Analítica :   Essas balanças de laboratório são geralmente usadas para aplicações mais  sensíveis e, como tal, são mais caras. As balanças semi analíticas normalmente medem até 3000g e possuem a precisão de 0,001g.

As balanças analíticas são um dos tipos mais comuns de balanças usadas em laboratórios e são projetadas para alta precisão na medição quantitativa de produtos químicos e amostras.

Antes de escolher sua próxima balança analítica de laboratório, é importante entender os motivos pelos quais uma balança analítica com 4 casas decimais pode ser a escolha certa para seu laboratório.

Razões para escolher uma balança analítica ou uma balança semi analítica.

A recém-lançada Balança Analítica ATY  é uma excelente escolha para substituir suas antigas balanças imprecisas ou para expandir suas estações de pesagem de laboratório. Esta balança analítica funciona com tecnologia unibloc de alta precisão, oferecendo estabilização de alta velocidade e precisão em um instrumento robusto e fácil de usar. A balança tem capacidade de leitura de quatro  casas decimais ou até 0,0001 g (0,1 mg).

Dicas para a escolha de Balanças de laboratório.

Quando você está procurando uma balança analítica ou balança semi analítica, estas são as 5 coisas que você deve considerar.

  1. Capacidade : A capacidade é o peso máximo que pode ser colocado e medido na balança. Ao decidir sobre a capacidade de compra de uma nova balança, lembre-se de incluir o peso de qualquer recipiente de medição que será usado. A maioria das balanças analíticas normalmente tem uma capacidade de 200g. A Balança Analítica ATX– 320 tem capacidade de 320g , que atenderia  a maioria das aplicações de medição de precisão em laboratório. Se as capacidades forem importantes, as balanças semi analíticas  com 3 casas decimais geralmente têm capacidades maiores do que as balanças com 4 e 5 decimais.
  2. Legibilidade: Legibilidade ou tamanho do incremento é a menor unidade que a balança exibirá. Uma balança semi analítica de 3 decimais, isso significa que a balança medirá 0,001 g e será capaz de exibir incrementos de 0,001g. Para a maioria das aplicações em laboratório, a balança semi analítica de 3 decimais fornecerá legibilidade suficiente.
  3. Exatidão: A exatidão da balança está relacionada à incerteza de cada medição ou quão próxima a medição está do valor real (± tolerância). Isso significa que se você pesa regularmente 100 g de pó fino e precisa de uma precisão de +/- 1 mg, uma balança com um tamanho de incremento de 0,01 g não seria adequada para você determinar uma leitura de medição precisa.
  4. Versatilidade : a versatilidade de uma balança analítica deve ser levada em consideração quando você está considerando uma nova compra. Precisa ser  um   instrumento de laboratório perfeito para todos os ambientes de laboratório, incluindo pesquisa, educação, hospitais, empresas químicas ou farmacêuticas.
  1. Acessibilidade: como acontece com qualquer compra de equipamento de laboratório , você deve pesar (sem trocadilhos) o custo versus os benefícios para o laboratório. Balanças analíticas com capacidade de leitura de 4 a 5 casas decimais (até 0,00001 g) estão disponíveis. No entanto, o tamanho de incremento menor da balança analítica também significará um  aumento no preço.
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])