Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Turbidímetro?

Sabemos que o turbidímetro é um importante equipamento para análise de água, também sabemos que monitorar a turbidez é muito importante. Hoje vamos explanar um pouco do conceito de turbidez e turbidímetro.

A turbidez é um importante indicador da quantidade de sedimentos em suspensão na água, que pode ter muitos efeitos negativos na vida aquática.

Os sedimentos em suspensão que causam turbidez podem bloquear a luz das plantas aquáticas, sufocar os organismos aquáticos e transportar contaminantes e patógenos, como chumbo, mercúrio e bactérias.

Como é medida a turbidez?

A turbidez é relatada em NTUs ou JTUs. Estas unidades referem-se ao método utilizado para medir a turbidez. NTUs refletem um método de medição mais preciso e são usados ​​por agências governamentais e em pesquisas científicas.

O equipamento que mede a turbidez é o medidor de turbidez ou turbidímetro.

Os medidores de turbidez ou turbidímetro usam nefelometria (espalhamento de 90 graus) ou outras técnicas de detecção de dispersão óptica para medições de turbidez rápidas e precisas em amostras de água.

Os sensores de turbidez também usam tecnologia óptica, mas em vez de usar células de amostra, eles podem ser colocados diretamente na fonte de água para medir a turbidez.

Turbidez é a medida da clareza relativa de um líquido. …

Quanto maior a intensidade da luz espalhada, maior a turbidez . O material que faz com que a água a ser turva incluem argila, lodo, muito pequena de matéria inorgânica e orgânica, algas, os compostos orgânicos dissolvidos coloridos, e plâncton e outros organismos microscópicos.

O que causa a Turbidez?

Existem vários parâmetros que influenciam a turvação da água. Alguns deles são:

  1.  Fitoplâncton
  2. Sedimentos de erosão
  3. Sedimentos ressuspensos do fundo (frequentemente agitados por alimentadores de fundo como a carpa)
  4. Descarte de resíduos
  5. Crescimento de algas
  6. Escoamento urbano

Qual a turbidez máxima da água?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) , estabelece que a turvação da água potável não deve ser superior a 5 NTU, e idealmente deve ser inferior a 1 NTU.

Quais as consequências da alta turbidez?

As partículas suspensas absorvem o calor da luz solar, fazendo com que as águas turvas fiquem mais quentes e, assim, reduzindo a concentração de oxigênio na água (o oxigênio se dissolve melhor em águas mais frias ).

Alguns organismos também não conseguem sobreviver em águas mais quentes.

As partículas suspensas espalham a luz, diminuindo a atividade fotossintética de plantas e algas, o que contribui para diminuir ainda mais a concentração de oxigênio .

Como consequência das partículas se acomodarem no fundo, lagos rasos se enchem mais rápido, ovos de peixes e larvas de insetos são cobertos e sufocados, estruturas de guelras entupidas ou danificadas …

Analisando a Turbidez

A análise de turbidez é o estudo das propriedades ópticas que fazem com que a luz através da água seja espalhada e absorvida em vez de transmitida em linhas retas.

A turbidez causa nebulosidade ou diminuição da transparência da água.

A direção do caminho da luz transmitida sofrerá alterações quando a luz atingir as partículas na coluna de água.

Se o nível de turbidez for baixo, menos luz será espalhada para longe de sua direção original. A luz espalhada por partículas como lodo, argila, algas, matéria orgânica e microorganismos pode permitir a detecção dessas partículas na água

Como medimos a turbidez?

A turbidez é medida em NTU: Unidades de turbidez nefelométrica. O instrumento para análise de água usado para medi-la é chamado de nefelômetro ou turbidímetro, que mede a intensidade da luz espalhada a 90 graus quando um feixe de luz passa por uma amostra de água.

Quais os tipos de Turbidímetro?

Geralmente, existem dois tipos principais de turbidímetros . Eles podem ser classificados como:

  • Absorciômetros: que medem a absorção (ou atenuação) de uma intensidade de luz que passa pela amostra.

  • Nefelômetros: que medem a porção de luz espalhada em um ângulo de 90° do feixe incidente.

O turbidez é uma medida de pureza de um fluido. Sendo assim, o medidor de turbidez serve para medir o grau de turbidez de um fluido.

Em geral, o medidor de turbidez é um instrumento que mede a turbidez a uma determinada profundidade. Em alguns casos, também é possível medir a turbidez a uma profundidade fixa.

O turbidímetro é um instrumento usado para medir a turbidez do líquido. O turbidímetro diferencia-se do outros tipos de medidor porque sua leitura é direta, isto é, ele permite detectar a turbidez do líquido sem a necessidade de um outro procedimento de coleta de amostras, como a adição de um indicador.

Esperamos tirar todas as dúvidas e caso tenha alguma questão não esclarecida entre em contato conosco. Precisando de alguma orientação entre em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.