Compartilhe esse conteúdo:

 MEDIDOR DE CONDUTIVIDADE RESISTENTE A ÁGUA

Medir a condutividade é o ato de medir a capacidade de um material (seja ele solúvel ou não) de conduzir corrente elétrica. O medidor de condutividade ou condutivímetro é o responsável por essa análise, é o equipamento que traz com eficiência os melhores resultados e tem como vantagem a indicação e compensação automática de temperatura.

Modelos de Condutivímetro ou Medidor de Condutividade

São basicamente três: condutivímetro Portátil, condutivímetro de bolso e condutivímetro de bancada.

O Condutivímetro Portátil pode ser usado em controle de qualidade da água, soluções ou formulações, processos de alimentos, cosméticos entre outros. Já o condutivímetro de bolso pode ser utilizado fora do laboratório, em águas de lavagem de circuitos impressos, controle de água em baterias ou em qualquer indústria que utilize água destilada, graças a seu tamanho reduzido. E o Condutivímetro de Bancada, é geralmente utilizado em indústrias eletrônicas, químicas, controle de qualidade da água, formulações ou soluções.

Manutenção e Calibração de medidores de Condutividade

Para que o medidor de condutividade funcione de maneira eficaz é necessário sempre fazer a calibração antes e depois de usá-lo. Os eletrodos polarizados ou sujos devem ser limpos ou substituídos, visando renovar a superfície da célula ativa. Na maioria das situações, água quente com detergente líquido suave é eficaz na hora da limpeza. Para remover matérias orgânicas, o uso da acetona é recomendado porque limpa facilmente essas matérias enquanto que, para remover algas, bactérias ou fungos, soluções com cloro podem ajudar. Porém ressaltamos que não é aconselhável o uso de abrasivos na limpeza do eletrodo. Se todas essas medidas falharem, recomenda-se trocar a célula.

Leia Mais sobre condutividade e Medidores de Condutividade em nossos outros posts no BLOG

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.