Compartilhe esse conteúdo:

O condutivímetro ou medidor de condutividade serve para medir a condutividade elétrica ou corrente elétrica  das amostras. O Condutivímetro é muito utilizado em estações de tratamento de água, solo, monitoramento do meio ambiente assim como qualidade da água. Existem alguns tipos de condutivímetros e células de condutividade específicas acopladas no equipamento  para medições de  alguns tipos de produtos.

 

 

O que é condutividade?

Condutividade é a corrente elétrica em uma solução e depende da força iônica de um produto.
A condutividade elétrica é uma medida da concentração total de sais dissolvidos presentes na água. Apesar de não fornecer medidas reais da concentração de um determinado íon presente, ela nos dá uma noção bastante boa da salinidade total, o que indiretamente sugere a origem e o grau de contaminação da água. Água salobras apresentam elevada condutividade e não são apropriadas para consumo humano.A condutividade elétrica é uma medida da concentração total de sais dissolvidos presentes na água. Apesar de não fornecer medidas reais da concentração de um determinado íon presente, ela nos dá uma noção bastante boa da salinidade total, o que indiretamente sugere a origem e o grau de contaminação da água. Água salobras apresentam elevada condutividade e não são apropriadas para consumo humano.

 

O uso de água destilada ou desmineralizada de baixa condutividade não acarreta prejuízo significativo a alimentação humana, já que a maior parte dos sais minerais absorvidos pelo organismo vem dos outros tipos de alimentos. Tipicamente a água de um rio que apresenta condutividade < 200 μS/cm apresenta bom potencial de capitação para abastecimento, pois a concentração de sais dissolvidos é da ordem de 100 mg/L (ppm).
Os principais sais que contribuem para a condutividade da água natural são os sais de potássio, sódio, cálcio, magnésio na forma de sulfatos, cloretos, carbonatos e bicarbonatos.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Fonte: http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/variaveis_fisicas.htm