O blog SPLABOR já publicou algumas curiosidades sobre autoclave e estufa porém muitas pessoas ainda questionam sobre as principais diferenças entre a esterilização utilizando uma autoclave e a esterilização com estufas. Hoje nossa equipe compartilha mais detalhes para esclarecer essa diferença.
Inicialmente é interessante abordar a diferença entre esses dois métodos, ou seja, a estufa para esterilização atua por meio de calor seco. Já a autoclave envolve calor, pressão e umidade. A esterilização por autoclave (vapor saturado sob pressão) é mais eficiente se comparado aquela feita pelas estufas (calor seco). São tipos diferentes de esterilização, ou seja, maneiras diferentes de matar os microrganismos com eficiência.
Gostaria de saber se existe alguma Lei e ou Portaria que regulamenta o uso de autoclaves em processos de esterilização e se algo proíbe o uso de estufas. |
A escolha do procedimento deverá estar condicionada ao potencial de contaminação dos artigos, tipo de material e dos riscos inerentes de infecções hospitalares. A autoclave está indicada para esterilização de todos os artigos críticos termorresistentes, já a estufa é recomendada somente para esterilização de óleos, pós e caixas de instrumental (Manual de Processamento de Artigos e Superficies em Estabelecimentos de Saude/MS, 2º edição, 1994)
Sugiro que consulte a Portaria nº 2.616/MS/GM, de 12 de maio de 1998 e a Portaria nº 15, de 23 de agosto de 1988 . |
É claro que não se deve esquecer de destacar que, o usuário final deve respeitar as condições necessárias de cada método para obter sucesso nos resultados. O que isso quer dizer? Quando se esteriliza utilizando uma autoclave, esse tipo de equipamento possui uma trava, na qual não permite abrir a porta durante o processo (ciclo) de esterilização. Argumenta-se isso pois no caso da estufa de esterilização , a porta pode ser aberta a qualquer momento pelo colaborador, e muitas vezes os materiais são posicionados para serem esterilizados em diferentes momentos, várias vezes ao longo do dia (coloca-se um material e logo após alguns minutos ou horas, insere-se outro). Com essa conduta, a porta é aberta para retirar um material que já estava lá por um determinado momento, enquanto outro estava no meio do processo, ocasionando oscilações na temperatura e atrapalhando o procedimento.
Apenas o argumento do parágrafo anterior não garante 100% de sucesso, pois tanto a autoclave quanto a estufa esterilização precisam estar em boas condições de uso, com a manutenção preventiva em dia, com acondicionamento e distribuição de cargas adequadas em sua câmara interior, além da verificação da eficiência de esterilização por indicadores químicos e até biológicos.
Agora que você sabe a diferença básica entre esses dois tipos de procedimentos, compartilhe com sua equipe para que todos saibam e assim possam proceder com as análises em seus laboratórios de maneira correta e segura.
A melhor indicação de esterilização de produtos destinados a saúde é autoclave
Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.
Consulte o site da Anvisa https://bit.ly/2K4nItw
Clique aqui para conhecer os modelos de autoclaves ou aqui para os modelos de estufas de esterilização e secagem comercializados pela SPLABOR.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=418817&_101_type=content&_101_groupId=33852&_101_urlTitle=controle-de-infeccao-esterilizacao&inheritRedirect=true
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html
9 Comentários
Felipe de Castro 21 de junho de 2018 - 21:38
Texto muito importante sobre tipos de esterilização, ajudou a esclarecer muitas dúvidas, preciso da cotacao de uma Autoclave de 50 litros
Andreia Gomes Nascimento 30 de janeiro de 2019 - 14:17
Boa tarde! Entendi a diferença, mas minha dúvida ainda eh? A estufa eh permitido? Caso um fiscal Venha no meu salão e vê a estufa, não terei nenhum problema?
Danielle 25 de maio de 2019 - 14:02
Não pode utilizar estufa. O método mais seguro para esterilização é a autoclave
Aline 30 de janeiro de 2019 - 16:43
Olá tenho um estúdio de tatuagem ,posso usar estufa sem ter problemas com a anvisa
Danielle 25 de maio de 2019 - 14:03
Não pode…a vigilância sanitária irá autuar você
O que é uma Autoclave? Quais Segmentos Precisam Utilizá-la. 26 de fevereiro de 2019 - 11:59
[…] esclareceram dúvidas sobre qual a diferença entre esterilização por autoclave e estufa (confira aqui para saber mais); qual a relação entre autoclave e o teste de esterilização (clique aqui para […]
Rosilane Cardoso da Rocha 12 de agosto de 2019 - 7:58
A autoclave portatil se enquadra mesmo como autoclave, uma vez que não há trava na abertura e o processo dura apenas 3 minutos? (Marca 59S)
Nanci Nascimento 21 de setembro de 2019 - 8:30
Bom dia então estufas não servem para esterilização de alicates de salão de beleza?
Faniana 28 de novembro de 2019 - 23:29
Tem uma esterilizador chamado estufa auto claveo ela é segura para esterilizar alicates de unha