Compartilhe esse conteúdo:

Qual a Importância do Estudo da Microbiológia em Alimentos e a função do Stomacher

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.

Por que é Importante realizar estudos microbiológicos em Alimentos?

A microbiologia dos alimentos é uma área da ciência que abrange o estudo científico dos microrganismos (bactéria, fungos, protozoários, vírus, alga), os quais podem ter tanto efeitos deletérios como benéficos na qualidade dos alimentos.

Qual o papel da Microbiologia na Indústria Alimentícia?

Há ainda os microrganismos que podem causar danos à saúde do consumidor. Esta área visa cobrir a grande variedade de microrganismos existentes em alimentos, tantos os contaminantes quanto os deliberadamente inoculados (usados na produção dos alimentos).

É considerado surto de DTA (doenças transmitidas por alimentos) quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.

O que é um Stomacher?

Qualquer que seja o método usado para enumerar e identificar bactérias, leveduras e fungos em seu laboratório, a homogeneização completa e reproduzível da amostra é o primeiro e mais importante passo.

Como funciona um Stomacher?

Homogeneizadores tipo Stomacher são indicados para procedimentos que exigem mistura e homogeneização rápidas e seguras para uma grande variedade de amostras laboratoriais.( alimentos, produtos naturais, farmacêuticos, cosméticos e amostras ambientais).

O princípio de ação envolve o fato da amostra estar contida no interior de uma bolsa plástica esterilizada e esta é posicionada no interior do equipamento. Com o início do processo, pás gêmeas agem sobre o saco com movimentos constantes, ocasionando o esmagamento, a lavagem e a circulação da amostra no interior da bolsa plástica.

O Stomacher foi projetado para utilizar bolsa ou saco estéril para homogeneização. O saco para stomacher pode ser o modelo simples ou o com filtro, o modelo com filtro são para amostras que produzem grande quantidade de resíduos.

Precisando de um homogeneizador de amostras tipo stomacher entre em contato conosco.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])