Compartilhe esse conteúdo:

Você Precisa Comprar um Banho Maria para o Laboratório? Não sabe qual modelo escolher?

Um banho  maria de laboratório é usado para aquecer as amostras no laboratório. Algumas aplicações incluem aquecimento de tubos de ensaio ou aquecimento de produtos químicos inflamáveis ​​que podem entrar em combustão se expostos a chamas abertas.

 

 

 

Como Funciona o Banho Maria de Laboratório?

O banho maria geralmente consiste em uma unidade de aquecimento, uma câmara de aço inoxidável que contém a água e as amostras e uma interface de controle. Diferentes tipos de banho maria para laboratório  oferecem funcionalidades adicionais, como um banho maria com circulação que mantém uma temperatura mais uniforme ou um banho maria  com agitação que mantém as amostras em movimento enquanto são aquecidas.

 

 

 

 

Como comprar um banho maria para laboratório?

Os itens a serem considerados incluem a faixa de temperatura do banho, capacidade, se há uma opção de resfriamento, também se  é fácil de limpar e se é um banho maria com agitação ou um banho maria com  circulação.

Para comprar um banho-maria para laboratório, siga estes passos:

  1. Identifique suas Necessidades: Antes de tudo, determine o tipo de banho-maria que precisa. Os banhos maria variam em tamanho, faixa de temperatura, e recursos como agitação ou circulação. Pense no tipo de amostras que irá aquecer e os requisitos de temperatura.
  2. Pesquisa de Fornecedores: Procure fornecedores que vendem equipamentos de laboratório. Você pode fazer isso online, em catálogos de equipamentos científicos ou por recomendações de colegas. Compare as opções disponíveis de diferentes fabricantes.
  3. Verifique as Especificações: Ao encontrar modelos que pareçam adequados, verifique as especificações técnicas, como faixa de temperatura, precisão, capacidade e compatibilidade com os recipientes que você planeja usar.

 

Tipos de Banho Maria para Laboratório

O banho-maria é uma técnica comumente utilizada em laboratórios para aquecer substâncias de maneira uniforme e controlada, principalmente quando se deseja evitar a exposição direta ao calor. Existem diferentes tipos de banho-maria, cada um adequado para diferentes aplicações e necessidades específicas. Aqui estão alguns tipos comuns:

  1. Banho-maria simples: É o tipo mais básico, consistindo em um recipiente contendo água aquecida por uma fonte externa, como um bico de Bunsen ou um aquecedor elétrico. Os recipientes com amostras são colocados dentro da água para aquecimento indireto.
  2. Banho-maria de água agitada: Este tipo de banho-maria é equipado com uma agitação interna para garantir uma distribuição uniforme da temperatura na água. Isso é especialmente útil quando se deseja uma temperatura precisa e uniforme em todas as partes do recipiente.
  3. Banho-maria de circulação: Neste tipo, a água é aquecida e circulada continuamente através de um sistema de circulação. Isso ajuda a manter uma temperatura precisa e uniforme em todo o banho, proporcionando um ambiente de aquecimento mais estável.

 

 

Banho Ultratermostático  é um equipamento de laboratório desenvolvido para testar diferentes tipos de corpos de prova em água, a uma temperatura controlada,  por um período de tempo pré-determinado.

Podemos distinguir diferentes tipos de banhos termostáticos de laboratório de acordo com vários requisitos de controle de temperatura e fluxo de água.

Banho Dubnoff  são projetados especificamente para aplicações que requerem que suas amostras sejam incubadas em uma atmosfera controlada e com agitação.

Considerações Importantes sobre Banho Maria de laboratório

1. Precisão e uniformidade da temperatura

Os banhos maria  podem variar muito em estabilidade de temperatura, mesmo dentro da mesma linha de produtos.

Algumas aplicações são mais sensíveis à temperatura do que outras; o seu pode ser um deles. Saiba como sua aplicação é sensível às flutuações de temperatura e compre com essa consideração em mente.

2. Controles

Os banhos maria de laboratório podem ser divididos com base em seu esquema de controle: analógico ou digital. Os análogos reinaram supremos por muitos anos e podem ser encontrados em milhares de laboratórios. Mas os modelos digitais são agora mais populares e muitos fabricantes pararam de produzir banheiras analógicas.

Como mencionado acima, a precisão da temperatura é uma preocupação fundamental para algumas aplicações de laboratório. Para essas operações, considere um sistema de controle digital: eles oferecem controle superior em comparação com banhos-maria analógicos e sua precisão geral significa que você pode confiar melhor na temperatura informada.

Os controles digitais também tendem a ser populares entre os técnicos, que consideram a entrada digital mais satisfatoriamente exata do que os botões analógicos.

Mas, de acordo com algumas medidas, os banhos maria analógicos são mais confiáveis, com menos peças que podem dar errado. E aplicativos insensíveis podem não exigir precisão digital. Se isso for verdade para você, um banho analógico pode ser o banho certo.

Seja qual for a sua escolha, tenha em mente a marca/fabricante! Nem todos os banhos-maria de laboratório são iguais e o mercado está saturado de importações baratas. Quanto mais sério o seu trabalho, mais sério você deve ser para encontrar uma marca de qualidade.

3. Tampa versus sem tampa

Os banhos-maria de laboratório podem ser  fabricados com e sem tampa. Em muitos casos, a tampa é um acessório adquirido separadamente. Verifique antes mas nosso banho sempre acompanham tampa.

As tampas têm muitas vantagens. Eles ajudam a evitar a contaminação externa, bem como a condensação. Se estiver operando um banho em altas temperaturas, uma tampa reduzirá a evaporação e ajudará na regulação da temperatura; na verdade, uma tampa normalmente aumenta a temperatura máxima de operação da unidade.

4. Durabilidade

A durabilidade é uma especificação furtiva. Ao fazer um pedido on-line ou de um catálogo, é difícil avaliar a qualidade da construção de um banho-maria. Muitos equipamentos para laboratório mais baratos são importações de má qualidade, mas nem sempre é fácil dizer.

Os banhos maria de laboratório e qualidade geralmente têm duas características principais: construção em aço inoxidável e revestimento epóxi. O aço inoxidável sem costura quase elimina a ferrugem (um perigo constante para um banho de água). O revestimento epóxi protege o banho de choques e contusões, facilita a limpeza da superfície e mantém o exterior fresco mesmo durante a operação prolongada.

Além dos elementos de construção, verifique a garantia do fabricante, bem como suas garantias de manutenção e substituição. Mesmo que você nunca precise desses serviços, eles são indicativos da confiança do fabricante em seu produto.

5. Segurança

A segurança é fácil de esquecer até que algo dê errado, mas comprando com sabedoria, você pode ajudar a evitar que isso seja uma preocupação.

Excelentes recursos de segurança, como desconexão automática e indicadores de alarme, protegem seu banho e suas amostras. Esses recursos monitoram a temperatura da água e o nível do líquido e desligam ou sinalizam se excederem ou ficarem abaixo dos limites seguros.

Além de proteger as amostras, as tampas podem ajudar a evitar que a água quente respingue para fora do banho maria

Esses recursos podem parecer amenidades, mas em um laboratório movimentado, é fácil para um pesquisador se distrair com outras responsabilidades e deixar o banho sem vigilância. Só precisa acontecer uma vez; recursos de segurança modernos podem proporcionar tranquilidade.

Conclusão

Um banho maria de laboratório é uma grande compra com várias considerações, mas se você seguir as dicas acima, estará em boa posição para fazer a escolha certa. Consulte nossa equipe para a compra de banho maria para o laboratório.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])